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Trânsito

Motoristas reclamam da falta de orientação a pedestres em travessias na Vila Clementino

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O processo é lento, mas inegavelmente está trazendo resultados. A Campanha de Proteção ao Pedestre, implantada pela Prefeitura, tem feito com que motoristas dêem a preferência a quem está a pé e quer atravessar a rua, mesmo em vias de menor movimento e onde a fiscalização é rara.

Mas, agora, é preciso também educar o pedestre. Vários motoristas que circulam pela Vila Clementino, na região do Hospital São Paulo, avaliam que a CET deveria fazer ali campanhas para conscientização dos pedestres. Em vários cruzamentos do bairro, as pessoas não têm paciência ou mesmo atenção para fazer a travessia apenas quando o semáforo está fechado para os carros.

Um dos melhores exemplos é no encontro da Rua Pedro de Toledo com a Rua Machado Bittencourt, bem atrás da estação Santa Cruz. Um agravante é que o local conta com ponto de ônibus biarticulado no lado direito da via, sendo que os enormes carros, ao sair da parada, cruzam à esquerda!

Os motoristas de veículos de passeio e táxis que vêm pela Machado Bittencourt precisam ter atenção multiplicada por três no local. Além do problema dos ônibus, que dificulta a visão, quando se aproximam da Pedro de Toledo frequentemente se deparam com pedestres fazendo a travessia durante o período do farol verde para os carros. E isso acontece dos dois lados – muitas vezes, vários se arriscam a atravessar sem atenção, simplesmente porque veem outros fazendo o mesmo, sem notar que o sinal está verde para os carros.

A mesma situação se repete em outra esquina movimentada, da mesma rua Pedro de Toledo com a rua Primeiro de Janeiro. As buzinas de alerta são comuns, muito embora o local seja vizinho a um posto de saúde e bem próximo ao Hospital São Paulo.

O jornal SP Zona Sul encaminhou a reivindicação de trabalho de orientação aos pedestres nestes dois pontos, sem entretanto obter resposta. As equipes da CET têm sido vistas apenas nos semáforos onde existem estações de metrô na região. Já os agentes de fiscalização estão mais espalhados, mas além de estarem concentrados nas avenidas, desenvolvem ação mais voltada aos motoristas.

A CET informa que espalhou 1,2 mil faixas de alertas aos motoristas para que respeitem os pedestres. Diz ainda estar colocando 200 novas faixas com a seguinte orientação para quem está a pé: “Pedestre garanta seu Direito: estenda a mão para iniciar a Travessia na faixa”, “Espere o sinal verde para atravessar”, “Use sempre a faixa para atravessar a via”. Vale destacar que a preferência ao pedestre, usando a mão, não se mantém em cruzamentos onde há semáforos.

A CET também está substituindo semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando as oportunidades de travessia em até 20%. Até o final de agosto, 425 controladores antigos foram trocados por mais modernos, processo que se conclui até o início do próximo ano. Outra ação é o estudo dos cruzamentos onde não há semáforo para identificar onde há necessidade de implantação para garantir o respeito dos motoristas à travessia.

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