Siga-nos

História

Mostra reúne filmes censurados

Publicado

em

Começa hoje, dia 4, e vai até 28 de Abril uma mostra só com filmes censurados na época da Ditadura brasileira. A Biblioteca Viriato Correa, na Vila Mariana, e a Roberto Santos, no Ipiranga, são as que receberão mais títulos, em exibições gratuitas.
O cineasta Eduardo Coutinho, que faleceu no início deste ano, foi um dos grandes nomes do documentário brasileiro. Sua obra mais famosa, “Cabra Marcado Para Morrer”, conta a história de um filme que quase não pode ser produzido, por causa de complicações impostas pelo regime militar. Embora esse longa seja único na história brasileira, a censura às produções culturais foi uma realidade que atingiu em cheio o cinema. A obra de Coutinho, que abre a mostra no dia 4, na Biblioteca Roberto Santos, seria inicialmente um relato sobre a vida do líder camponês João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Todavia, no dia seguinte ao golpe que instaurou a ditadura, os militares invadiram o engenho Galileia, interrompendo as filmagens. Retomado em 1981, o longa-metragem iria adquirir outra cara, transformando-se em um documentário sobre as pessoas que viviam naquela região, afetada diretamente pelo regime, com foco, agora, na ex-mulher de Teixeira, Elizabeth.
Outra grande obra que integra a programação é “A Margem”, de Ozualdo Candeias, que ganha as telas da Viriato Corrêa, no dia 19, e da Roberto Santos, no dia 27.Proibido pelo regime militar por cinco anos, sendo liberado somente em 1980, “Iracema – Uma Transa Amazônica”, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, alterna documentário e ficção para fazer uma crítica ao projeto da rodovia Transamazônica. As projeções acontecem no dia 13, na Roberto Santos, e no dia 26, na Viriato Corrêa.
Censurados, Mutilados e Proibidos é o título da mostra. A programação completa está em http://migre.me/iDi12.
A BP Roberto Santos fica na R. Cisplatina, 505, Ipiranga. F:. 2273-2390. A BP Viriato Corrêa fica na R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. F: 5573-4017.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados