Siga-nos

Educação

Mostra Cultural Franco Brasileira é inspirada pela música no Liceu

Publicado

em

Música inspira, música diverte, música educa. No Liceu Pasteur, os alunos sempre foram estimulados e tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades musicais. “Crianças e adolescentes se desenvolvem intelectualmente através dessa arte”, analisa a diretora Stella Palmisano.

Mais do que isso, esta manifestação artística remete à cultura de um povo e, por isso, inspirou a Mostra Cultural Franco-Brasileira Chansons e Musiques, promovida no último sábado, 27. “A ideia era que os alunos pudessem perceber a forte relação que existe entre a produção musical de uma época e o contexto em que ela se desenvolve”, explica. “E havia um forte desejo em apresentar para nossa comunidade canções e músicas de todas as épocas, com destaque para as brasileiras e francesas”.

Participaram alunos de todas as faixas etárias, desde o Infantil até o Ensino Médio. Enquanto os pequeninos se apresentavam de maneira mais lúdica, com teatrinhos e corais, os alunos de séries mais avançadas se superaram em trabalhos expositivos que tinham a capacidade de contextualizar os diferentes movimentos musicais. Alguns dos projetos se transformaram em verdadeiros shows. Os jovens do Ensino Médio, por exemplo, fizeram apresentações bem ecléticas e trouxeram a beleza sonora que passeava por manifestações tão diversas quanto compositores clássicos, Música Popular Brasileira ou Edith Piaf.

Essa diversidade permitia uma abordagem interdisciplinar, na medida em que as músicas e movimentos artísticos eram contextualizados em seus momentos históricos e nos locais de origem, com representação geográfica do surgimento. Alguns dos trabalhos resgatavam momentos políticos, sociais e históricos do Brasil na linha do tempo, com o surgimento de estilos como a Bossa nova, o Tropicalismo, o Rock Nacional…

Outros trabalhos amplificavam o alcance e traziam o surgimento do Jazz nos EUA ou as características das canções francesas durante a ocupação alemã na II Guerra Mundial.

Entre os paralelos traçados entre as histórias dos dois países, um dos casos mais interessantes foi apresentar Henri Salvador, músico nascido na Guiana Francesa que influenciou fortemente o nascimento da Bossa Nova no Brasil.

A Mostra Cultural é promovida todos os anos no Liceu Pasteur, como forma de promover o desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas do mundo cultural e artístico. Além disso, o evento é um incentivo ao trabalho em equipe, com todos os desafios e possibilidades inerentes à pesquisa de um tema e sua apresentação em público, e também ajuda a divulgar aspectos importantes da cultura francesa e a integrar toda a comunidade escolar em um grande evento.

O Liceu fica na Rua Mairinque, 256 – Vila Mariana, a três quadras da estação Santa Cruz do Metrô. Telefone: 2344-9000. Site: www.liceupasteur.com.br.

20170527_095232-1 20170527_091859-1

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados