Siga-nos

Construção e Reforma

Moradores podem ter árvores e “calçada verde”, seguindo normas

Publicado

em

As calçadas em São Paulo representam hoje um grande risco para pedestres: muitas delas com falhas, desníveis, degraus irregulares e outros problemas que podem causar graves acidentes.
Uma das situações que gera riscos em calçadas é a existência de árvores ou plantas que dificultam a circulação de pedestres. Ao mesmo tempo, é inegável que o verde é importante e precisa ser estimulado na cidade. Sem falar que as calçadas gramadas ou com arbustos ainda contribuem para o escoamento da água, evitando a excessiva permeabilização do solo urbano.
Como alcançar o equilíbrio, sem comprometer a segurança?
A Prefeitura tem diversas normas pré estabelecidas que devem ser seguidas. O primeiro aspecto a ser observado é o tamanho da árvore e se está adequado ao espaço existente.
Outra dica é não cimentar a base da árvore, para não prejudicar o desenvolvimento da mesma. Deve haver grama ou ser instalada uma grelha que facilita o fluxo dos pedestres. É fundamental estar atento ao espaço necessário para o plantio de uma árvore, que deve ser de no mínimo 60cm x 60cm.
Nas ruas onde não ocorre um fluxo muito grande de pedestres, as faixas de Serviço e Acesso poderão ser ajardinadas seguindo o padrão de “calçadas verdes”.
A lei das calçadas determina que, para receber uma faixa de ajardinamento, o passeio deverá ter largura mínima de dois metros; e para receber 2 faixas de ajardinamento, largura mínima de 2,5m. As faixas ajardinadas não poderão interferir na faixa livre que deverá ser contínua e com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
Outra regra prevista na lei é que as faixas ajardinadas não devem possuir arbustos que prejudiquem a visão ou com espinhos que possam atrapalhar o caminho do pedestre.
Para facilitar o escoamento das águas em dias chuvosos as faixa não podem estar muradas.
No site da Prefeitura, estão todas as regras para construir, reformar ou fazer a manutenção cotidiana das calçadas: www.prefeitura.sp.gov.br. Há uma cartilha que concentra todas as regras. Em nosso site, há um link para fazer download dela: www.jornalzonasul.com.br

foto-16

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados