Siga-nos

Urbanismo

Metrô vai grafitar muros que envolvem áreas da Linha 5

Publicado

em

Terrenos estão desocupados e não há previsão de retomada da obra na Vila Clementino

Na Vila Clementino, discretamente, alguns vigilantes estão sempre nas redondezas do terreno que fica na esquina da Rua Pedro de Toledo com a Rua Dr. Bacelar. Ali, há um terreno imenso, que pertencia ao município mas será desapropriado para as obras de expansão da Linha 5 – Lilás do metrô. A vigilância tem por objetivo evitar invasões nas áreas. Vale lembrar que a expansão foi interrompida por conta de denúncias envolvendo o processo de licitação e não há previsão de quando as obras chegarão à Vila Clementino. Até agora, o metrô já desapropriou 290 imóveis e 180 e muitos deles já foram desocupados, em especial em Moema, nas redondezas do Shopping Ibirapuera.

Mas, o metrô também está adotando outra medida para chamar a atenção para os terrenos que serão usados futuramente; grafitti. A empresa contratou dois mestres do grafitti para deixar a logomarca envolvida em arte urbana de rua, com muito colorido, por muros e tapumes das áreas. A companhia avalia que o grafitti é a mais urbana das manifestações artísticas e por isso será uma forma criativa de ocupar e demarcar os terrenos.

O grafiteiro Ise atua há mais de duas décadas, enquanto o outro artista contratado, Finok, espalha sua arte pela cidade há quase oito anos.

Os trabalhos tiveram início no cruzamento das Avenidas Santo Amaro e Roque Petroni Júnior, na região de Santo Amaro, onde as obras já estão em andamento porque faziam parte de um trecho já licitado da obra.

Mas, o metrô garante que a iniciativa vai se espalhar por toda a extensão da linha até as ruas Santa Cruz e Pedro de Toledo, nas proximidades da Estação Santa Cruz (Linha 1- Azul), futuro ponto de integração com a Linha 1. Ao todo, serão mais de 1.200 metros quadrados de muros e tapumes de áreas do Metrô com desenhos dos artistas.

O artista Ise destaca que “o grafite substitui o cinza da cidade que temos pelas cores da cidade que sonhamos”.

Em janeiro, o jornal O Estado de S.Paulo também publicou matéria demonstrando a preocupação da população vizinha aos terrenos já desapropriados com invasões. Ele declarou ao jornal que o metrô faria a manutenção e garantiria vigilância das áreas.

Moradores de áreas próximas a terrenos e imóveis desocupados podem denunciar irregularidades à Ouvidoria do Metrô, pelo telefone 3371-7304.

O projeto de expansão da Linha 5 prevê estações no Shopping Ibirapuera, Largo de Moema, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público, Hospital São Paulo, etc

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados