Siga-nos

Cultura

Medo e Star Wars inspiram mostras de cinema na Vila Mariana

Publicado

em

Você tem medo de quê? Tem dificuldades para dormir depois de assistir um filme de terror ou suspense? Mas, ao mesmo tempo, tem aquela curiosidade para experimentar as sensações que o medo provoca? “O medo é apresentado como um velho amigo”, diz Eandro Godoy que em conjunto com Rosana Raven, criou a mostra de cinema Espantomania que começa hoje, 10, na Biblioteca Viriato Correa, e termina no dia 28. Também neste mesmo mês, os frequentadores da Biblioteca, que é especializada em Literatura Fantástica, poderão conferir o evento “Os Clones de Star Wars”, entre os dias 17 e 25.
Esta é a segunda edição do Evento Espantomania, que aconteceu pela primeira vez em 2010. A ideia é atender a um público que pouco acesso tinha às produções dessa categoria, mesclando exibição de filmes com debates sobre as temáticas exploradas. “Nesta terceira edição, vamos continuar com o mesmo propósito, que é apresentar as faces menos conhecidas dos filmes de horror, ficção científica e fantasia que não foram ‘agraciadas’ com a divulgação da mídia mainstream”, afirma o curador. “São películas alternativas de todas as partes do mundo que contaram com o ‘sangue, suor e lágrimas’ de seus criadores e que nem por isso devem ser depreciadas.”
Já na outra programação, a saga de Guerra nas Estrelas, criada por George Lucas, é o destaque. A série de filmes não só tornou-se um sucesso como também serviu de inspiração para muitos diretores. Pensando nisso, a Biblioteca Pública Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa reúne no evento vários filmes inspirados nas tramas e personagens da série na “Mostra Clones de Star Wars”, com programação entre os dias 17 e 25 deste mês. O primeiro filme da saga chegou aos cinemas em 1977. Na época, não havia tanto controle das leis de direitos autorais, pouco severas se comparadas com as da atualidade. Era a deixa perfeita para que diversos produtores fizessem releituras a partir dos elementos de “Guerra nas Estrelas”, mas com orçamentos mais baixos.
O japonês “The War in Space” abre a mostra, contando a história de um cientista japonês que tenta salvar a Terra de uma invasão alienígena construindo uma estação espacial. A Itália possui três representantes na programação – “A Terceira Galáxia”, “Star Crash”, que agrega as ideias de “Guerra nas Estrleas” com cenas de guerras de sabres de luz; e “O Humanóide”, que exibe seus vilões vestidos de Darth Vader.
“Os Trapalhões Na Guerra dos Planetas” é o representante brasileiro. Há até mesmo o “Star Wars Turco”. Na data da exibição desse longa, marcada para o dia 18, haverá um bate-papo com o crítico Leandro Caraça e com os curadores da mostra, Eduardo Santana e Felipe M. Guerra, após o fim da sessão.
A Biblioteca fica na Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Telefones: 5573-4017 e 5574-0389. Grátis.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados