Siga-nos

Transporte

Linha circular de ônibus liga Congonhas à estação S. Judas

Publicado

em

Desde segunda-feira, 26 de maio,uma nova linha circular 609J/10 – Aeroporto – Metrô São Judas entrará em circulação na zona Sul, a pedido do Comitê da Copa do Mundo. A medida visa facilitar a circulação entre o Aeroporto de Congonhas e a estação São Judas do Metrô e poderá facilitar a fluidez de turistas durante a Copa do Mundo.
A nova linha irá operar entre as 06h e 23h40, com intervalos de 10 minutos. Os horários valem para dias úteis, finais de semana e feriados.
O ponto inicial está localizado na Praça Comandante Linneu Gomes, sem número (piso inferior do Aeroporto).
Confira o itinerário:
Sentido Único – Praça Comandante Linneu Gomes, via interna do Aeroporto, Avenida Washington Luiz, Pça. Hussam Eddine Hariri, acesso, Avenida Bandeirantes, alça de acesso, Viaduto Jabaquara, Avenida Jabaquara, Metrô São Judas, Avenida Jabaquara, Rua Panamericana, Rua Massaranduba, Rua Prof. Aprígio Gonzaga, Avenida Jabaquara, acesso, Avenida Bandeirantes, Alameda dos Guaramomis, Av. dos Imarés, Alameda dos Tupiniquis, Av. dos Bandeirantes, acesso (lateral do Viaduto João Julião da Costa Aguiar), Avenida Washington Luiz, Túnel Paulo Autran, acesso e Praça Comandante Linneu Gomes.
Metrô
Esta ligação do Aeroporto de Congonhas com a malha de transportes públicos paulistanos deveria ser feita através do metrô. Já houve projeto, inclusive, para que a ligação acontecesse através da mesma estação São Judas, agora servida pela linha de ônibus.
Em entrevista ao jornal São Paulo Zona Sul em 2008, o então secretário de transportes metropolitanos garantiu que, já no ano seguinte, estaria em funcionamento o trecho da linha ouro que ligaria a estação São Judas do Metrô (linha Azul) ao Aeroporto de Congonhas.
Entretanto, depois disso, muitos planos foram modificados e prazos adiados. Mais do que isso: este braço da linha ouro, inicialmente previsto como prioritário, foi descartado por enquanto. Agora, o metrô prioriza o trecho entre o Aeroporto e a Estação Morumbi, onde se conectará à Linha Amarela, ainda em construção. Há nos planos também um outro braço para Congonhas, a partir da estação Jabaquara, também na linha Azul, mas sequer há previsão de quando se iniciará esta linha.
Quando concluída, a Linha 17-Ouro terá 17,6 km e ligará o aeroporto de Congonhas ao bairro do Morumbi. No total, estão prometidas 18 estações e conexões com a Linha 1-Azul, Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás do Metrô e Linha 9-Esmeralda da CPT.
A primeira etapa deveria ter sido concluída antes da Copa, mas a promessa agora é para o segundo semestre.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados