Jornal São Paulo Zona Sul

Interdição atrasa e viaduto Dante Delmanto só fechou parcialmente ao tráfego dia 2, sábado

Era para ter começado no feriado de 25 de janeiro, mas até agora as obras de recuperação do pavimento e estrutura do viaduto Dante Delmanto, no Jabaquara. Mas, até agora, apenas a base do viaduto continua em obras, executadas pela Companhia do Metrô. As pistas sobre o viaduto continuam liberadas ao trânsito, apesar de faixas no local indicarem a interdição.

O Metrô informou que não foi feita a interdição viária pela Companhia de Engenharia de Tráfego. Já a CET alega que o metrô, responsável pela obra, é que tem que contratar empresa para sinalizar as alternativas viárias e que, como isso não havia sido implantado, a interdição não pode ser concretizada no feriado, conforme previsto.

A CET agora diz que a previsão é de que a interdição efetivamente comece às 7h desse sábado, 2 de fevereiro.

Na tarde dessa sexta, 1 de fevereiro, o metrô soltou nova nota a respeito da reforma. Dessa vez, culpou o cancelamento da interdição na semana passada por conta “das fortes chuvas que atingiram a cidade”. E alertou:  caso novamente ocorram chuvas que inviabilizem o início da interdição, novas tentativas serão realizadas nas noites do próximo sábado (2) e do domingo (3), data em que o viaduto terá sua interdição parcial efetivada mesmo em caso de chuvas.

O viaduto Dante Delmanto fica entre as estações São Judas e Conceição e os trens do metro passam sob suas pistas, acima da Avenida Afonso D’Escragnole Taunay – continuação da Avenida dos Bandeirantes.

A obra acontece em uma época em que estão sendo levantadas dúvidas sobre a manutenção e segurança de viadutos e pontes na cidade de São Paulo: um viaduto na Marginal Pinheiros está interditado desde novembro e, também na semana passada, ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra, na Marginal Tietê, também foi interditada.

De acordo com o metrô, a estrutura, que passa sobre a sobre a Avenida dos Bandeirantes terá substituição integral da pista de rolamento e passarelas laterais de pedestre, reforço de estruturas com fibra de carbono, além de serviços de impermeabilização e tratamento do concreto aparente. As obras terão duração de aproximadamente sete meses.

Alterações viárias

* Em razão das características impostas pelo método de realização da obra, o Viaduto Dante Delmanto terá ocupação de meia pista e será rebalizado, mantendo uma faixa por sentido para o trânsito geral. O trânsito de pedestres será mantido em todas as etapas da obra.

* No cruzamento da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira com a Avenida Pedro Severino Junior foi implantado um conjunto semafórico, de modo a organizar o fluxo de veículos e pedestres no local. A Avenida Pedro Severino Junior está com mão única de direção implantada entre a Rua Caviana e a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, nesse sentido.

* Foi proibido o estacionamento de veículos na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, entre a Rua Guatapará e o Viaduto Jabaquara.

Interdições

* Alça de acesso da Rua Brazópolis para o viaduto Dante Delmanto com destino ao bairro; os veículos poderão acessar a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira seguindo em frente na Rua Brazópolis até a Avenida Jabaquara, entrar à esquerda no Viaduto Jabaquara, seguir em frente na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira.

* Rua Arnoldo Baldoino Welter, junto ao Viaduto Dante Delmanto; o os veículos com destino ao Centro deverão seguir pela Avenida Doutor Hugo Beolchi em direção à Rua Itatiaia, até a abertura de retorno; a partir daí poderão acessar o Viaduto Dante Delmanto ou seguir pela rota alternativa descrita abaixo.

Alternativas

* Os veículos com destino ao Centro a partir da Rua Doutor Hugo Beolchi, poderão entrar à esquerda na Avenida Pedro Severino Junior, à direita na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e Avenida Jabaquara;

* Os veículos oriundos da Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira, com destino ao Centro, antes da rua Guatapará, serão orientados a continuar à esquerda, e seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e Avenida Jabaquara;

* No sentido Centro/Bairro, os veículos que trafegam na Avenida Jabaquara, antes do cruzamento com a Avenida Fagundes Filho, serão orientados a continuarem à direta, na Avenida Jabaquara, seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

A engenharia de campo da CET vai acompanhar as interdições e orientar motoristas e usuários, visando manter as condições de segurança e fluidez do tráfego.

Em caso de dúvidas, fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Publicidade



 

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!