Siga-nos

Construção e Reforma

Imóvel abandonado em seu bairro? Denuncie e poderá ser desapropriado

Publicado

em

Sabe aquele prédio de apartamentos completamente abandonado e em deterioração que você sempre vê a caminho do seu trabalho? Ou aquele imóvel fechado há anos e que acumula sujeira, incomoda a vizinhança e não apresenta sequer uma placa para venda ou aluguel? Sem falar naquele terreno abandonado em seu bairro há anos, que não vê cuidados, não tem previsão de uso e só traz medo e insegurança para vizinhos?

É possível que, em todos estes casos ou em alguns deles, o imóvel em questão não esteja cumprindo a chamada “Função social da propriedade”. Prevista na Constituição Federal, a “função social” também integra o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor estratégico da Cidade de São Paulo.

A Constituição, em seu artigo 5o, que prega os direitos fundamentais do cidadão, prevê o direito à propriedade. Mas, prevê que esta propriedade tem que exercer uma função social, ou seja o imóvel deve ser utilizado ou para moradia, ou para negócios, mas não pode ser abandonado. Assim, considera-se que terrenos ou edificações ociosos em área urbana não atendem à sua função social.

Agora, qualquer cidadão pode denunciar imóveis que não cumprem a função social, através de um “mapa colaborativo online”.

Disponível na plataforma Gestão Urbana, o mapa registra os imóveis em São Paulo que não cumprem a função social da propriedade. A ferramenta permite que o cidadão aponte terrenos e edificações sem uso ou abandonadas.

Após análise das informações levantadas pelo mapa, os imóveis podem ser notificados pela administração municipal para o parcelamento, edificação ou utilização compulsórios (PEUC) e, posteriormente, para aplicação do IPTU progressivo no tempo.

Como participar:

1 – Na página do mapa – http://mapacolaborativo.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/funcao-social/, faça o cadastro de seu e-mail no botão “Cadastre-se”.

2 – Preencha o formulário com suas informações pessoais e, ao final, clique em “Enviar”.

3 – Você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro e já poderá participar.

4 – Após entrar na plataforma, preencha as informações sobre o imóvel que você identificou e quer encaminhar por indícios de ociosidade;

5 – A Prefeitura receberá essas informações e, após verificação, o ponto de marcação estará visível na plataforma. É então realizada a análise de informações territoriais, edilícias, vistorias e situação jurídica, procedimento que vai definir a notificação ou não-notificação do imóvel;

6 – Caso o imóvel indicado seja notificado, a visualização estará disponível na página geosampa.prefeitura.sp.gov.br, com os demais lotes notificados para aplicação do PEUC.

foto

Advertisement
14 Comentários

14 Comments

  1. CASSIA REGINA PRADO

    26 de março de 2019 at 10:46

    Imovel na rua da imprensa 238 abandonado com uma piscina de agua Verde musgo e os mosquitos estao impissiveis de suportar

  2. Damiao

    22 de abril de 2019 at 15:51

    Boa tarde.
    Gostaria de denunciar um imóvel abandonado a mais de 4 anos.
    Moro visinho e não aguentamos mais a grande quantidade de ratos, mosquitos, baratas aqui que vem desse imóvel.

  3. Simone dos Santos

    2 de maio de 2019 at 22:42

    Imóvel abandonado na rua imbiras 987, casa foi toda saquiada, retirarmos todas portas e janelas…tem muito mato na casa e ladrões usam a casa para subir em outras para roubar…

  4. Sergio Luis

    4 de julho de 2019 at 14:22

    Imovel na Av Helio Pelegrino esquina com Rua Itaiopolis, uma antiga Floricultura, imovel abandonado acumulando ratos e insetos, e eplo lado externo necessitando de limpeza e podas de plantas que impedem o fluxo de pedestres pela calçada, dado tamanho abandono. Numa região em que o IPTU está tao elevado, imóveis com total abandono e descuido como estes denigrem a imagem da região e colocam a população em risco.

  5. LINDINALVA CAVALCANTE DE ANDRADE OLIVEIRA

    7 de março de 2020 at 13:22

    IMÓVEL ABANDONADO NA RUA DOMINGOS ROSOLIA 189 JARDIM ARPOADOR SÃO PAULO

    IVANDIDO POR USUÁRIOS DE DROGAS, CHEIO HORRÍVEL NA FRENTE DO MESMO.

  6. PATRICIA

    16 de junho de 2020 at 17:22

    DENUNCIA DE UM IMOVEL ABANDONADO NO CENTRO DA CIDADE …DE QUEDAS DO IGUAÇU PR .. AO LADO DO HOSPITAL MUNICIPAL… ARVORES EM PERIGO DE CAIR E MACHUCAR PESSOAS … E COM CRIAÇÃO DE GALINHA E GATOS …

  7. María Inês Teixeira de Mendonça

    2 de setembro de 2020 at 13:23

    Imóvel abandonado na rua (editado) J. Aeroporto, SP.
    Este imovel foi abandonado há anos estando sem manutenção alguma o que está atraindo nóias. Minha casa foi invadida assim como a casa ao lado.
    Há placas de venda mas as imobiliárias também não se responsabilizam.

    • Jornal Zona Sul

      2 de setembro de 2020 at 16:37

      A denúncia precisa ser feita à Prefeitura, pelo telefone 156. O endereço denunciado foi ocultado.

  8. Virginia celia de oliveira

    29 de outubro de 2020 at 9:11

    Bom dia tem um imovel na Rua (editado) abandonado cheio de mato causando danos aos vizinhos com baratas pernilongos por causa de muito mato alto por favor verifiquem. E pelo que identificamos nem Escritura temn

    • Jornal Zona Sul

      29 de outubro de 2020 at 9:30

      A denúncia deve ser feita à Prefeitura, pelo telefone 156 ou pela internet, como indicado na matéria.

  9. noeli talebi gomes

    7 de maio de 2022 at 8:07

    Nao ha como cadastrar email. Vou tentar pelo 156

  10. Allan Magalhães dos Santos

    25 de agosto de 2022 at 22:08

    imóvel ma rua Araguaia Martins número (x) vila roque imirin
    o imóvel tá abandonado sendo invadido por usuários.de.droga trazendo perigo para os moradores casa tá toda infestada de cupim toda rachada tá abandonada a mais de 5 anos

    • Jornal Zona Sul

      26 de agosto de 2022 at 7:29

      Denuncie à Prefeitura, pelo telefone 156

  11. Carlos

    7 de dezembro de 2023 at 18:31

    Este site já na hora do cadastro não funciona. Fiz o cadastro e jamais recebi email algum de confirmação…Como muita coisa governista serve somente pra encher linguiça ou pra inglês ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados