Siga-nos

História

Ibirapuera celebra 60 anos com várias atividades

Publicado

em

Ele é o parque da cidade, o maior de todos. E é tão grande e cheio de atrações que ganhou do TripAdvisor, site especializado em turismo e viagens, o título de melhor parque da América Latina e oitavo melhor do mundo! Mas, a Vila Mariana pode se orgulhar: o Parque do Ibirapuera está dentro de seus limites geográficos.
E é neste mês de agosto que o Parque, criado como um presente para a cidade por seus 400 anos, em 1954, está completando seis décadas! Carinhosamente conhecido pelos paulistanos como ‘Ibira’, esta imensa área verde administrada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente comemora seu aniversário no dia 21 de agosto. Para comemorar, já neste sábado começa uma programação gratuita de atividades que se estende até dia 31.
O lançamento acontecerá durante o show de abertura do Bourbon Street Fest – que acontece na Arena de Eventos do parque. As atrações do mês temático ‘#Ibira60anos’ seguem a 4ª edição da Virada Sustentável e o 4º Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, eventos que também serão realizados no Ibirapuera.
Dentre as atividades oferecidas durante o mês, destaca-se a extensa programação do dia 23/08, data escolhida para se realizar um grande festival de atrações em motivo do, agora sexagenário, Ibirapuera. A lista de atrações, promovidas em parceria com a Rede Globo de Televisão, será variada, contemplando desde exibições de filmes e ‘pockets shows’ de artistas de rua, até concurso de karaokê e oficinas de plantio.
E como não se faz uma boa festa sozinho, o Parque Ibirapuera contará com a participação de equipamentos públicos e culturais abrigados dentro de suas dependências, como a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e a Divisão de Fauna Silvestre de São Paulo, vinculadas à SVMA, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna (MAM). Exposições, oficinas, palestras e apresentações artísticas fazem parte da lista de atrações.
Inspirado no Hyde Park, de Londres, e no Central Park, de Nova York, o parque foi inaugurado em 1954, homenageando o 4º centenário da cidade de São Paulo e suprindo com a carência de áreas verdes que a capital paulista sofria na época. Mais do que oferecer um espaço de integração com a natureza, o projeto paisagístico e arquitetônico do Ibirapuera, concebido por Oscar Niemeyer, nasceu com a pretensão de oferecer ao município um ambiente inédito de promoção de cultura, esportes e lazer – e assim o faz até hoje.
De lá para cá, o Parque se tornou um dos destinos mais procurados pelos paulistanos, chegando a receber, em média, 220 mil visitantes por semana. O equipamento é considerado um dos principais cartões postais da cidade, abrigando instalações importantes para o cenário artístico-cultural brasileiro, como o MAM, a Bienal, a OCA, o Museu Afro e o Auditório Ibirapuera.
A programação completa está no site da Secretaria do Verde: www.prefeitura.sp.gov.br/svma

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados