Siga-nos

Saúde

Hospital S.Paulo tem núcleo para atender crianças vítimas de violência

Publicado

em

Violência contra crianças e adolescentes não gera apenas revolta ou marginalização destes seres humanos em formação. Provoca ferimentos graves e até mortes.
Para identificar com mais precisão e dar a devida atenção aos jovens que são alvo de maus tratos, a Unifesp, na Vila Clementino, criou um Núcleo de Apoio a Assistência de Crianças e Adolescentes vítimas de violência, que faz parte do Departamento de Pediatria.
Para marcar o início deste trabalho atento e especializado a universidade realizou recentemente um encontro e debates com diversos especialistas: o I Fórum sobre Violência Contra Criança e Adolescente. Participaram do evento estudantes, enfermeiros, pediatras e médicos de outras especialidades interessados pelo tema.
“Com a organização desse evento, o departamento cumpre um papel significativo na promoção e bem-estar da população. Mesmo para nós profissionais é difícil identificar a violência e, para isso, precisamos evoluir nesse cuidado”, disse a chefe do Departamento de Pediatria, Ana Lúcia Goulart. Ela destacou a importância de se debater o tema, causas e as negligências que acometem crianças e adolescentes no Brasil, apresentando dados e pontuando o quão grave são as causas de óbito.
Conceição Vieira da Silva Ohara, que é enfermeira pediátrica, parabenizou a iniciativa e ressaltou o valor do preparo do profissional. “Temos que entender quando a criança pede socorro e ser atentos ao que ela fala. Vamos lutar pela nossa criança. É pelos erros e acertos que nós crescemos”, disse.
Durante o fórum, foram discutidos temas como o fenômeno da violência contra criança e adolescente, o papel do pediatra e equipe de saúde, o papel do judiciário e a relação com o setor saúde, experiência de um núcleo de atendimento à criança vítima de violência sexual e importância do atendimento em rede e a situação atual do atendimento no complexo Hospital São Paulo, com palestrantes convidados.
A mesa de abertura contou com a participação da pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, Conceição Vieira da Silva Ohara, representando a reitora Soraya Smaili; a chefe do Departamento de Pediatria, Ana Lúcia Goulart; a vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem, Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro, representando a diretora Janine Schirmer; o assessor da diretoria do Campus São Paulo, Rudolf Wechsler, representando a diretora Rosana Puccini; e a diretora técnica do Hospital São Paulo, Sandra de Oliveira Campos, representando a direção do hospital.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados