Siga-nos

Meio ambiente

Horta comunitária promove aprendizado

Publicado

em

Já são mais de três anos de atuação solidária e preocupada com o meio ambiente em plena metrópole. A horta comunitária da Saúde surgiu timidamente, da iniciativa de algumas pessoas, e persiste até hoje graças ao trabalho de pessoas comuns, voluntários na arte de plantar e colher, cuidar da terra, observar os ciclos naturais.

A horta ensina a importância da comida natural e orgânica, do aproveitamento integral de alimentos, proporciona a troca de experiências entre os cidadãos, estimula o cuidado com áreas públicas de maneira coletiva na cidade. A horta ainda garante troca de experiências em compostagem e destinação correta de resíduos na cidade.

Os voluntários se revezam para cuidar da horta ao menos três vezes por semana e ainda são organizados mutirões mensais abertos a qualquer interessado. Há uma escala entre os voluntários assíduos: eles se revezam entre segundas, quartas e sextas, após 17h, para regar as plantas e fazer algum manejo mais simples necessário.

Aos sábados, uma turma maior de voluntários se encontra rotineiramente ali, das 9h às 11h30, para cuidar tambem da limpeza, adubação orgânica, compostagem, plantio e podas.

Já os mutirões acontecem sempre no segundo domingo de cada mês, salvo quando coincide com algum feriado – neste caso é adiado para o fim de semana seguinte. Agora em abril, por exemplo, o mutirão aberto será no dia 9 de abril. Já em maio, por conta do dia das Mães, o encontro será no dia 20. A horta também é um espaço de aprendizado. Em março, houve palestra sobre plantas medicinais, durante o mutirão.

Lá estão plantadas, entre outros, mudas de alho, cebola, alho poró, gojy berry, cenoura, pimenta cambuci, pimenta, baby rúcula…

A horta fica na Rua Paracatú, 66, final da rua das UVAIAS, metrô Saúde.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados