Siga-nos

Meio ambiente

Horário de verão começa domingo, 20

Publicado

em

O horário de verão começa no próximo domingo (20), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora, e termina no dia 16 de fevereiro. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada. O horário de verão gera uma redução total de consumo de cerca de 0,5% – o que não é pouco, 2,2 mil megawatts é a redução de demanda no horário de pico.
Mas, como os paulistanos podem aproveitar melhor este horário e contribuir para o efetivo aproveitamento do horário de verão em não agressão ao meio ambiente? A economia fundamental para o sistema é aquela no horário de pico. Assim, reprograme-se para não ligar chuveiros, ferros elétricos, ar condicionado e outros equipamentos que sobrecarregam o sistema entre 18h e 21h.
Que tal, aliás, aproveitar o sol “até mais tarde” para sair de casa, caminhar pelo bairro, visitar parques, usar ônibus ou metrô para conhecer espaços culturais da cidade? Durante o horário de verão, os parques municipais e estaduais abrirão, em geral, uma hora a mais.
Em se tratando de meio ambiente, vale lembrar, o fundamental é estar aberto para mudar de atitude e, para quem mora em grandes cidades, desenvolver uma nova visão sobre o uso do espaço urbano. Além de contribuir, os paulistanos podem se preparar para uma mudança que está em estudo no país: a cobrança de taxa maior para quem consome energia nesta faixa de horário.
Vale lembrar que não é possível armazenar energia, ou seja, a energia produzida em outros períodos do dia não pode ser “guardada” para uso no horário de pico. Assim, quando há demanda excessiva, termoelétricas são acionadas. Ao longo dos anos, talvez seja preciso investir em novas usinas, apenas para atender o uso neste período, criando ociosidade nos demais horários (e ações muitas vezes danosas ao meio ambiente).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados