Siga-nos

Meio ambiente

Hoje tem protesto contra lixão na Ricardo Jafet

Publicado

em

Vizinhos do transbordo Vergueiro fazem manifestação às 16h para exigir cumprimento de acordo que previa desativação do serviço até 4/10

Dia 10 de setembro, sexta, 16h. Nesse horário, pessoas comuns vão tentar chamar a atenção da sociedade local para a necessidade de desativação de um imenso depósito de lixo que funciona na região. A Cetesb atestou, em laudo: o transbordo Vergueiro, na Ricardo Jafet, emite odores que afetam toda a vizinhança. Mais: os moradores do entorno também sofrem com o barulho dos caminhões de lixo, com seus motores e apitos de ré, com a contaminação do solo, com o tráfego de veículos pesados. O lixo que toda a Vila Mariana, a Saúde, o Jabaquara, o Ipiranga e mais a Vila Prudente produzem passa por ali: são mais de 1400 toneladas a cada dia. Há uma década, a comunidade reivindica a desativação do transbordo e ela chegou a ser alvo de um acordo estabelecido com Prefeitura e Ecourbis, empresa responsável pela coleta na região. Se cumprido, a partir do dia 4 de outubro os vizinhos não mais sofreriam com o transbordo, mas não há qualquer expectativa realista que indique a sonhada mudança.

Matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo indica que há até planos para reforma do local. Efetivamente, a Ecourbis, em recente audiência na Câmara Municipal queixou-se dos valores pagos pela Prefeitura mensalmente para continuar a cumprir o contrato de coleta domiciliar na cidade, além de apontar dificuldades na operacionalização da coleta.

Atualmente, o transbordo serve como ponto de apoio. Ou seja: os caminhões pequenos fazem a coleta na região, levam o lixo até lá, de onde posteriormente saem jamantas carregando quantidades maiores do lixo já compactado. A Ecourbis alega que, com o fechamento do aterro São João, há quase um ano, vem tendo perdas de até R$ 3 milhões por mês. Diz ainda que, desde o início do contrato, em 2003, até hoje, houve aumento de 14% no volume de toneladas coletadas e o contrato não foi reajustado.

“O número de caminhões é baixo e os trabalhadores estão fazendo até 13 horas de jornadas às segundas e terças, quando o correto seria, no máximo, 7 horas e meia com adicional de 2 horas extras por dia”, diz o presidente da empresa, Ricardo Acar.

De acordo com ele, o contrato de 20 anos, de R$ 22 milhões mensais,  estabelece reajustes por quinquênios, e, ao em vez disso, houve redução de 17,34% na tarifa paga. O excesso de veículos em São Paulo, cerca de mil carros novos por dia, também dificultaria a jornada.

Comunidade

Os moradores, por sua vez, querem mostrar que as verdadeiras vítimas são os vizinhos do Transbordo. O advogado Eduardo Augusto Pinto entrou com representação no Ministério Público para evitar que a comunidade continue sendo prejudicada. Ele conta já ter indicado outros seis endereços para transferência do transbordo, e acusa a Ecourbis de se preocupar apenas com a redução de custos.  “Além da quebra de contrato, a Ecourbis coloca em risco o meio ambiente, bem de interesse de toda a coletividade, pois a contaminação do solo vai até a profundidade 4,42 metros”, completa o advogado. Ele se refere ao um laudo feito pela empresa OPERATOR Assessoria e Análise Ambientais, que indica a contaminação do solo na região, inclusive com metais pesados.

O ato público foi anunciado durante uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança do Ipiranga (Conseg) e  acontece na rua João Batista Julião, 13, próximo à estação do metrô Santos Imigrantes.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados