Siga-nos

Solidariedade

Fundação Dorina Nowill lança site com histórias exclusivas de grandes escritores

Publicado

em

Em www.palavrasinvisiveis.com.br é possível encontrar textos inéditos escritos por Luis Fernando Veríssimo, Antonio Prata e outros

Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Eliane Brum, Ivan Martins, Fabrício Carpinejar, Martha Medeiros, Tati Bernardi, Carlos de Britto e Mello, Antonio Prata e Estevão Azevedo escreveram textos inéditos para a Fundação Dorina Nowill, que tem sede na Vila Clementio e desde a década de 1940 atende deficientes visuais no país, com ênfase na produção de livros em braille e audiolivros. Os autores foram convidados a se expressar sobre o tema “Tudo aquilo que não se pode ver”
A ideia, de autoria da agência DM9SUL, é alertar a população sobre a necessidade do acesso universal à cultura. Mais de 95% das obras disponíveis no mercado editorial brasileiro ainda não possuem versão em braille. “Além de sensibilizar, o projeto pretende engajar a sociedade para atuar na mudança dessa realidade”, diz Márcio Callage, presidente da DM9Sul. A iniciativa conta com patrocínio da Novo Nordisk, empresa dinamarquesa de cuidados com a saúde.
O que inicialmente os visitantes do site não sabem é que os textos inéditos estão publicados inicialmente só em braille, para provocar a inquietação que a pessoa com deficiência visual sente ao ter em mãos uma obra não acessível. É a partir desse despertar de consciência, com a sensação gerada pela surpresa e curiosidade, que a iniciativa pretende mudar a realidade atual.
A Fundação Dorina Nowill possui uma das maiores imprensas braille do País e já produziu mais de seis mil títulos e dois milhões de volumes impressos em braille, além de 2500 obras em áudio e cerca de outros 900 títulos digitais acessíveis. Mas esses números ainda são suficientes para atender o mercado brasileiro. “Queremos provocar as editoras para que os lançamentos de livros impressos em tinta também sejam disponibilizados em formatos acessíveis, permitindo o acesso total à cultura”, afirma Adermir Ramos da Silva Filho, superintendente da Fundação Dorina.
O livro Palavras Invisíveis chega ao mercado em maio e será enviado para as principais bibliotecas públicas do Brasil. A obra estará disponível também na versão audiobook e tem um hotsite com todas as informações sobre o projeto.
A página Palavras Invisíveis apresenta filmes de pessoas com deficiência visual lendo os textos publicados, opção para download de audiobooks e ainda um gerador de tweets em braille, que permitirá ao público postar dessa forma em seus perfis no Twitter e chamar atenção para a causa. Confira: www.palavrasinvisiveis.com.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados