Siga-nos

Saúde

Frio provoca queda de doações a bancos de leite materno

Publicado

em

Na primeira semana de Agosto, celebra-se a Semana do Aleitamento Materno. Além de ressaltar a importância deste que é o primeiro alimento dos seres humanos, a campanha ainda relembra que muitas mães, por razões diversas, não conseguem amamentar e muitos bebês não têm acesso ao leite.
Por conta disso, o Brasil dispõe de diversos bancos de leite. Mas, durante o inverno é comum a queda de doações e, por isso, o governo está pedindo que mães que amamentam e tenham produção de volume além da necessidade do bebê contribuam com o processo.
Números apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que o consumo de leite materno é capaz de reduzir a mortalidade infantil (crianças menores de 5 anos) em até 13%. A rede brasileira conta com 215 bancos de leite e 98 postos de coleta, mas o Distrito Federal é a única unidade federativa que consegue ter suficiência de leite humano para todos os prematuros.
Para ser uma doadora, basta ser saudável e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento. Essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina.
O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo. E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.
Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. Aqui em São Paulo, o Hospital Maternidade Leonor de Barros (telefone: 2292-4188) e o Hospital Interlagos (telefone: 5669-1891) oferecem esse serviço.
Na região
Quem mora na região de Vila Mariana, Saúde, Cursino e Jabaquara tem alternativas próximas para doar e se informar sobre o processo correto.
Uma delas é o Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Público Estadual, na Rua Pedro de Toledo, 1.800, 5º andar – Vila Clementino. Informações pelo telefone: 4573-8172.
Outra é o CIAMM, à Rua Napoleão de Barros, 754, 8º andar, Vila Clementino. Telefone: 5576-4107

Foto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados