Siga-nos

Urbanismo

Fortes chuvas deixam vários bairros sem energia nessa sexta

Publicado

em

Dois dias seguidos de temporais estão causando diversos transtornos na zona sul de São Paulo. Na quinta, 10 e nessa sexta, 11, houve queda de granizo e fortes ventos com chuvas provocaram a derrubada de árvores em diferentes pontos.
Por sua vez, essas ocorrências resultaram no rompimento de fiação e há relatos de falta de energia em bairros como Vila Mariana. Vila Clementino, Praça da Árvore, Saúde, Vila Afonso Celso, Klabin e Bosque da Saúde.
De acordo com a Enel (antiga Eletropaulo), as fortes chuvas e raios que atingiram as zonas sul, oeste e norte da região metropolitana de São Paulo, afetaram o fornecimento de alguns clientes dessas regiões. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 70 árvores caíram pela cidade e algumas vias estão alagadas, o que dificulta o deslocamento das equipes. Estamos trabalhando para normalizar o serviço o mais breve possível.​
Quem está sem energia pode acessar a agência virtual e comunicar​.​
Na região da Vila Gumercindo, foi registrada a explosão de um transformador, mas sem registro de feridos. Ontem, antes mesmo do temporal, moradores de Mirandópolis também contam ter ouvido forte explosão que deixou trecho do bairro sem energia por mais de 12 horas.

Córrego

O Córrego Ipiranga também transbordou e dificultou o tráfego na região das avenidas Ricardo Jafet e Abraão de Moraes. Um piscinão está sendo construído junto ao viaduto Aliomar Baleeiro para evitar enchentes no corredor viário.

Árvores

De acordo com a Subprefeitura de Vila Mariana, o temporal desta quinta já havia provocado a queda de nove árvores. Hoje, outras caíram e estão provocando, além das interrupções no fornecimento de energia, transtornos no trânsito.

Vários semáforos não estão funcionando, inclusive em vias de trânsito intenso como a Sena Madureira.

A Subprefeitura informa que equipes já foram acionadas para fazer a remoção das árvores que caíram nos seguintes endereços:

Rua Pirituba
Rua Bacuri 88
Rua Veriano Pereira 85
Rua Caramuru 1601
Av. Açocê esquina com Al dos Jurupis
Rua Caramuru 513

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o estado de atenção foi suspenso, na cidade, às 19h07, e não há mais pontos de alagamento ativos.

Próximos dias

O CGE ainda informa que a massa de ar quente e úmido continua atuando sobre o estado de São Paulo. Com isso, o sol predomina na maior parte do dia, e as chuvas ocorrem entre a tarde e a noite. As precipitações terão forte intensidade e potencial para rajadas de vento e eventualmente queda de granizo, condição bastante normal para a época do ano. Portanto, as condições do tempo durante os eventos chuvosos são favoráveis para a formação de alagamentos, bem como transbordamentos de rios e córregos.

O sábado (12) será uma repetição dos dias anteriores. Sol pela manhã e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e o início da noite. A temperatura oscila entre mínima de 21°C durante a madrugada e máxima de 31°C à tarde, com percentuais de umidade do ar entre 52% e 95%.

O domingo (13) será marcado por mais um dia de forte calor. Madrugada com poucas nuvens e termômetros em torno dos 21°C. A máxima prevista é de 32°C. Os índices de umidade do ar seguem elevados, que combinados com temperaturas altas proporcionam sensação de abafamento. As chuvas voltam a atingir a Capital e Grande São Paulo a partir do fim da tarde e se estendem para o início da noite na forma de pancadas isoladas e com forte intensidade.

Imagens

Veja algumas imagens registradas pelo leitor Mario Kurata, da Suzuki Informática, das árvores que caíram hoje à tarde na região da Praça da Árvore.

 

 

 

 

 

 

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. FILIPE TEIXEIRA VERAS

    12 de janeiro de 2019 at 1:14

    Até o momento, 01:13 AM, não há energia na região.

  2. Solange

    12 de janeiro de 2019 at 8:21

    Contas absurdas e nenhum investimento da nisso. Basta olhar para os postes pra ver o emaranhado de fios e não se faz nada. Já deveriam a muitos anos ter começado a enterrar os fios no solo. Mas ninguém cobra, não é mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados