Siga-nos

Evento

Feira de orgânicos no Jabaquara terá estande com dicas

Publicado

em

O público que costuma visitar a feira do “Projeto Bom Preço do Agricultor”, instalada ao lado do Terminal do Jabaquara, contará no próximo domingo, dia 1º, das 8 às 12 horas; e na quarta-feira, dia 04 de julho, das 10 às 14 horas, com uma programação diferente.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Prefeitura Regional do Jabaquara e da Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), estará com o estande “Saudável é Mais”, desenvolvendo várias ações de segurança alimentar, agricultura e alimentação saudável.

No local, segundo o coordenador da Codeagro, José Valverde, serão disponibilizadas publicações sobre orientações de consumo de alimentos saudáveis e dicas reaproveitamento de alimentos, sob orientações das nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS). Além disso, a equipe do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) estará no local, com a exposição sobre hortas urbanas e periurbanas, proporcionando, ainda, informações sobre o plantio em pequenos espaços.

Valverde lembrou que alimentar-se bem é mais que ter a “comida no prato”. Entretanto, saber a origem e qualidade desses alimentos é um direito da sociedade, e sob as orientações do governador Márcio França e do secretário Francisco Sergio Ferreira Jardim, a equipe da CODEAGRO tem levado à sociedade informações importantes sobre a temática. “Percebi a necessidade de desenvolver uma ação conjunta, considerando o público que transita pelo local”.

Visita

As sugestões para o projeto surgiram com a visita do coordenador José Valverde no domingo, dia 24 de junho, acompanhado por dirigentes da Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro), ao espaço, e da Prefeita Regional do Jabaquara, Fátima Marques. “A feira tem um público consolidado, e é importante que possamos levar informações para a comunidade local. Desta forma, promover a conscientização sobre manter uma alimentação saudável e com qualidade”.

Em média, os visitantes adquirem os produtos por um preço de 10 a 15% mais barato do que no mercado, pois a feira possibilita a compra diretamente do produtor.

O “Projeto Bom Preço do Agricultor” articula ações que visem ao desenvolvimento da economia regional, agregando valor à pequena e média produção de hortifrutigranjeiros, bem como de produtos agropecuários e agroindustriais, criando canais diretos de escoamento para esta produção.

Parceria

Atuar em parceria com a Prefeitura Regional do Jabaquara já é uma realidade da CODEAGRO, que por meio do CESANS já promove cursos sobre alimentação saudável, com enfoque para evitar o desperdício de alimentos e geração de renda. As oficinas acontecem uma sexta feira por mês com carga horária de quatro horas, por turma. Em 2017, as atividades foram oferecidas para 122 pessoas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados