Siga-nos

Educação

Estudantes aprendem diferentes gêneros textuais

Publicado

em

Durante este mês, no Colégio Avicena, os alunos de diferentes ciclos trabalharam os Gêneros Textuais.

O gênero textual  é o modo como a língua é usada, visando à comunicação. Diante da necessidade do indivíduo de interagir e comunicar-se com o outro, surgiram os gêneros textuais.

O resumo, o artigo, a crônica, o conto, a reportagem, a notícia, a fábula , o ofício, o poema, a piada, o conteúdo informativo de rótulos são exemplos de Gêneros Textuais.

Na sala do 2º ano B, a professora Elisa, com o objetivo de desenvolver o processo de leitura e escrita, utilizou-se dos rótulos de embalagens, trazidos pelos alunos, para enriquecer a aula. Esse material é de fácil acesso. Em classe, eles puderam ler os rótulos, classificá-los, verificar data de validade e muito mais. Após as atividades de leitura  e escrita e matemática, a turma ainda discutiu sobre sustentabilidade abordando a necessidade da reciclagem das embalagens, assim como da reutilização das mesmas no artesanato.

A turma do 4ºB da professora Alexandra, trabalhou com o “Projeto Jornal”, que consiste em desenvolver a leitura, a pesquisa, a oralidade  e o debate.

O 5º ano B da professora Lourdes, usou a entrevista ao colega de classe como recurso.

As salas de Fundamental II também estavam envolvidas nesse projeto de conhecer e identificar os gêneros textuais. As turmas dos 7os anos, sob a orientação do professor Rogério e da professora Elizangela, realizaram a Avaliação de Interpretação em Língua Portuguesa de forma bem diferente, com a apresentação da Caixa de Pandora confeccionada pelos alunos, eles apresentaram o Mito “Prometeu e os primeiros homens”.

As turmas dos 9os anos , sob a orientação da professora Claudia, trabalharam com a poesia.

Dessa forma os alunos embarcaram em uma viagem rumo ao conhecimento de diferentes Gêneros Textuais.

As atividades propo

stas tinham como objetivo além de desenvolver o conteúdo “Gênero Textual” colocar os alunos como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.

entrevista-1

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados