Siga-nos

Saúde

Estoques de sangue estão em situação crítica

Publicado

em

Férias e feriados costumam deixar baixos os estoques dos bancos de sangue por todo o país. Mas, esta semana, a Fundação Pró Sangue declarou situação emergencial, por conta da escassez recente das doações.

A Fundação alega que vem registrando queda gradativa da coleta de sangue. O estoque da Fundação está 60% abaixo do patamar desejado.Atualmente, alguns tipos encontram-se em situação bem delicada. Os sangues O+, O-, B-, A+ e A- estão críticos, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por apenas dois dias.

A situação é ainda pior, porque a Pró-Sangue fornece sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo. Para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, a Fundação faz forte apelo de convocação para as pessoas doarem sangue.

Na Zona Sul de São Paulo, há um posto de doação no Hospital Dante Pazzanese. Fica na Av. Dr. Dante Pazzanese, 500, na Vila Mariana. Abre de segunda a sexta, das 8 às 16h30; sábados, 2º e 4º de cada mês, das 8 às 16h. Fechado aos domingos e feriados. Estacionamento gratuito para carros, mediante disponibilidade de vagas.

Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos (menores precisam de autorização), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Pessoas que tomaram a vacina da gripe só podem doar pelo menos 48 horas depois. Outras vacinas também representam impedimento temporário. Para saber todas as regras, acesse prosangue.sp.gov.br ou ligue 0800 55 0330.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados