Siga-nos

Transporte

Estações Moema e Eucaliptos devem ser inauguradas até dezembro

Publicado

em

Depois de vários atrasos e alterações de cronograma, parece que ainda em 2017 os paulistanos já poderão chegar a Moema usando o metrô, mas apenas a partir do extremo sul da cidade. A ligação entre as estações Santa Cruz (linha Azul) e Chácara Klabin (Linha Verde) com a região de Santo Amaro está prometida para 2018.
No fim de 2016, o metrô estabeleceu contrato com o consórcio Planova para executar as obras de acabamento e acesso das estações Eucaliptos e Moema.
O consórcio receberá R$ 64,5 milhões e os trabalhos devem ser concluídos em dezembro de 2017.
Em março de 2016, o Diário Oficial do Estado publicou reportagem em que o gerente de empreendimento da Linha 5 do Metrô, Luís Bastos, estimava que as obras mais adiantadas eram as das paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, com previsão de inauguração, em junho. Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin seriam finalizadas até dezembro de 2017. E a conclusão da Estação Campo Belo era prevista para março de 2018.
Agora, entretanto, com o novo contrato, a previsão é de entregar apenas as estações Eucaliptos e Moema em dezembro. Não há informações conclusivas sobre a operação do trecho completo, mas a previsão é de que no início do próximo ano a ligação com as linhas 1 e 2 já esteja em operação. A estação Campo Belo é mais atrasada por conta de demora no processo de desapropriação dos imóveis da área.
A estação Eucaliptos ficará em frente do shopping Ibirapuera, na confluência entre a Avenida Ibarapuera com a Avenida Cotovia e a Avenida dos Imarés, no bairro de Indianópolis, no distrito de Moema. Será totalmente subterrânea, mas contará com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência – serão cinco elevadores – e um total de 13 escadas rolantes e outras sete escadas fixas.
Terá um prédio operacional externo, com salas administrativas.
A estação Moema ficará nas proximidades do Largo Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Largo de Moema, na confluência entre a Avenida Ibarapuera com a Avenida Jamaris e a Avenida Divino Salvador.
Cada uma delas tem previsão de fluxo médio diário de 20 mil passageiros.
As duas paradas, Moema e Eucaliptos, terão integração tarifada com o Corredor de Ônibus Vereador José Diniz – Ibirapuera – Centro, na Avenida Ibirapuera, em frente a estação.
O serviço a ser executado pelo consórcio Planova também incluirá o Poço Rouxinol e obras nos acessos Imarés e Sabiá e a urbanização no entorno destas estações.
As obras também têm incluído reforço de estrutura para preservar a estrutura da Igreja de moema e ações preventivas de reforço no solo para não danificar tubulações de água e esgoto.
A linha 5
A expectativa envolvendo a linha 5 – Lilás é grande. O trecho ligando Santo Amaro à Vila Mariana representará facilidade de acesso a centros comerciais – tanto em Santo Amaro, quanto em Moema, Campo Belo e Vila Mariana – mas também acesso a serviços de saúde, hospitais (Alvorada, Servidor Estadual, Edmundo Vasconcelos, São Paulo etc), entidades (como Apae, AACD e outras) e parques, como o Ibirapuera e o da Bicicleta.
A linha quando concluída totalizará 19,9 km de extensão, 17 estações, 02 pátios de estacionamento e manutenção. Serão ainda inauguradas as paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, além de 13 poços, 01 estacionamento de trens sob o Parque das Bicicletas, 01 pátio de estacionamento e manutenção (Guido Caloi), 01 subestação primária. Exigirá a operação de 26 novos trens.

 

Estação Moema ficará junto ao Largo N.S. Aparecida

Estação Moema ficará junto ao Largo N.S. Aparecida

Foto 12

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Fátima ReginaBarbosa

    24 de março de 2018 at 14:25

    Porquê não há ligação do centro de São Paulo até a Estação Eucaliptos??liguei no 156 e diz um monte de estações de metrô e trem CPTM até chegar, dá tantas voltas que de ônibus acaba sendo mais perto!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados