Siga-nos

Internet

Estação Ana Rosa terá área de wifi gratuito

Publicado

em

Depois de praças públicas, chegou a vez das estações de metrô. A partir deste mês, várias paradas terão serviço de wifi gratuito para os passageiros. Na região, as estações Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz e Jabaquara já passam a contar com o acesso universal com velocidade de 1mbps a partir de domingo, dia 5 de fevereiro. Depois, no dia 19, a estação Vila Mariana também contará com o serviço.
Para marcar o lançamento do projeto, Governo do Estado e Metrô programaram um serviço de atendimento ao usuário e criação de área especial em algumas estações da rede.
Na estação Ana Rosa, por exemplo, haverá demarcação colorida de piso, carregador de celular e banquetas. A instalação desses espaços de convivência dependerá do interesse e investimento de patrocinadores, já que o projeto é resultado de uma parceria com a iniciativa privada. O sinal estará disponível tanto nas áreas livres como nas áreas pagas, mas não atingirá as plataformas. De acordo com o governo, isto será por uma questão de segurança, já que as plataformas são áreas de embarque e desembarque de passageiros.
Atualmente, o wifi gratuito já existe em seis estações da rede, mas com a ampliação da proposta em fevereiro serão 40 paradas a contar com o acesso, no total. As seis estações que já dispõem do serviço (entre elas Paraíso, Ana Rosa e Jabaquara) terão a cobertura do sinal aumentada, com a substituição dos equipamentos. O sinal será aberto em caráter de teste, possibilitando aperfeiçoamentos técnicos ao longo desse período. A operação plena do novo serviço de wifi no Metrô será iniciada no dia 1º de março nas 40 estações, divididas pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás.
A expectativa é que a velocidade oferecida seja suficiente para uma boa experiência de navegação em sites, redes sociais, aplicativos de comunicação e envio de e-mails. As estações terão capacidade para receber mais de 400 acessos simultâneos, em média. Nas estações de maior fluxo, essa capacidade deve superar dois mil usuários, graças a infraestrutura instalada de fibra óptica e equipamentos de propagação de wifi para alta densidade de usuários, similares aos utilizados no Metrô de Paris e no Eurotúnel.
Para se conectar, o usuário deverá fazer um cadastro com nome, e-mail e telefone, além de aceitar as condições de uso na tela que abrirá automaticamente após a seleção do wifi gratuito da estação. Também será possível usar os dados do Facebook ou Linkedln para o cadastro. Cada pessoa poderá usar a rede por 15 minutos. Após esse período, a reconexão pode ser feita a qualquer momento e será exibida uma página com a mensagem “Bem Vindo de Volta”, evitando que um novo cadastro seja feito. Não há limitação do número de acessos.
Estações atendidas
A partir do dia 5, o serviço já estará disponível nas seguintes estações: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana e Jabaquara (Linha 1 – Azul); Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí e Vila Prudente (Linha 2 – Verde); Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Sé (Linha 3 – Vermelha).
No dia 19 de fevereiro, o serviço será ampliado para as estações: São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi (LInha 1 – Azul); Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã (Linha 2 – Verde); Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 – Vermelha); Santo Amaro e Largo Treze (Linha 5 – Lilás).

Foto 2

Estação Jabaquara também terá serviço ampliado, mas não atingirá plataformas. Segundo o metrô, por questões de segurança

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados