Siga-nos

Cultura

Espetáculo resgata “alma fragmentada” de Camille Claudel com duas atrizes

Publicado

em

Camille Claudel foi uma mulher que viveu intensamente. E sofreu intensamente. No final do século XIX, ela ousou ser escultora, ousou se apaixonar por seu tutor, o também escultor Auguste Rodin, casado à época.

Foi diagnosticada com esquizofrenia, internada pelo próprio irmão e mantida em manicômio por mais de 30 anos até seu falecimento, em 1943, apesar de orientação em contrário dos médicos, que sugeriam que fosse reintegrada à família.

Esta história conturbada e conflituosa tem agora uma interessante leitura teatral. No espetáculo  “Há sempre algo ausente que me atormenta”,  as reflexões e angústias da escultora na época de sua internação no manicômio ganham o palco sob a interpretação de suas atrizes.

  A ação se passa a partir de carta que Camille recebe do amigo e incentivador Eugene Blot. A personagem começa a questionar sua vida, seu romance com Rodin e sua obra, e perceber quão entrelaçadas todas essas coisas estão. Mas, apesar da mágoa, existe ainda um lado ingênuo e romântico que faz com que ela, antagonicamente, nutra uma certa esperança de ter novamente uma vida normal, perto da família.

Pelo fato de o texto apresentar esses dois lados da alma fragmentada da escultora, e também por conta da esquizofrenia da qual sofria, a personagem é interpretada por duas atrizes, que representam Camille em duas fases de sua vida no manicômio.

Esses dois “tempos” da personagem travam um diálogo/monólogo no espaço cênico dividido pelas atrizes num embate reflexivo em que a Camille madura interage como alter ego da outra. O título da peça se refere a uma frase que consta em carta escrita por ela ao escultor Auguste Rodin.

O espetáculo tem duração de uma hora e tem sessões às sextas e aos sábados, 20h30, no auditório da Livraria Martins Fontes, com capacidade para 70 pessoas. Classificação etária: 14 anos. Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 50 e há convênio com estacionamento na Rua Manoel da Nóbrega, 95.  Mais informações e reservas inbox na página facebook.com/hasemprealgodeausentequemeatormenta. Ou pelo telefone 2167 9900 Ramal 148

A Livraria fica na Av. Paulista, 509

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados