Siga-nos

Cultura

Espetáculo infantil no Jabaquara traz folclore ao século XXI

Publicado

em

“Curumim disse Sim e Curuminha disse Nâo” já está em cartaz há um mês no Teatro Cleyde Yáconis e a garotada não pode perder essa oportunidade de conferir um espetáculo montado a partir de ampla pesquisa sobre o folclore nacional. Mais que isso, é uma adaptação da obra Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não, de Bertolt Brech.

Para unir Bertolt Brech, o maior dramaturgo alemão do século 20, às crianças do século 21, o autor e diretor Paulo Ribeiro optou por trabalhar com um universo familiar, o folclore brasileiro. “Os fantásticos mitos e lendas estão presentes no imaginário de todos nós e, certamente desta forma, as crianças poderão assimilar melhor a essência desse grande dramaturgo”, diz Paulo. 

A peça acontece dentro de uma floresta, onde existe a aldeia em que vive o pequeno índio Curumim. Certo dia, ele resolve sair em uma aventura na companhia do velho pajé e de um jovem índio à procura de um remédio que cure a misteriosa doença que está se espalhando na pequena aldeia onde vivem. No meio do caminho, o Curumim se perde de seus companheiros, e nessa solitária travessia pela grande floresta encontra seres divinos, guardiões das águas e das matas, como a Cobra-grande, a Mãe d’água e o Curupira.

Tudo é transformado em uma divertida saga com desfechos surpreendentes, mas ao dizer “sim” as rígidas leis e costumes de sua tribo, seu destino é severamente determinado. Na segunda parte da história, a pequena índia Curuminha refaz a mesma saga aventureira, mas transforma tudo em sua volta ao dizer “não” a essas leis e costumes antigos.

No espetáculo, a música tem papel de destaque e conduz toda ação. “É por meio das elaboradas melodias folclóricas, letras e arranjos do diretor musical Rafael Altro que os pequenos espectadores viajam por um mundo fantástico e real ao mesmo tempo. Os diálogos, os personagens e os efeitos são cuidadosamente pensados para servir de estímulo à criatividade e à reflexão”, completa o autor e diretor.

A proposta da peça é preparar a criança, por meio da arte, para os outros desafios da vida. Mitos, lendas e cantigas do folclore nacional tornam essa dramaturgia legitimamente brasileira.

A peça é apresentada aos sábados e domingos às 16h. Preço: 20 reais. Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 5 anos.

O Teatro Cleyde Yáconis fica na Avenida do Café, 277 – Jabaquara. Estação Metrô Conceição Telefone 5070-7018. Estacionamento – Rua Guatapará, 170.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados