Siga-nos

Meio ambiente

Escritórios também podem fazer coleta seletiva

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Contribuir com a coleta seletiva é questão de atitude, de postura. Depois que o cidadão adere à prática, não apenas percebe o quanto é simples, como também sente-se estimulado a contribuir cada vez mais.
Uma das maneiras é levando a proposta também ao ambiente de trabalho. Tanto o proprietário de uma empresa, seja de que porte for, quanto o funcionário podem contribuir para reduzir a quantidade de lixo produzida e encaminhar os recicláveis à coleta seletiva.
Em primeiro lugar, é preciso destacar que todo estabelecimento na cidade de São Paulo que gera mais de 200 litros de lixo por dia é considerado grande gerador e, por isso, precisa contratar empresas que realizem a própria coleta tradicional. Entretanto, isto não deve impedir a empresa de separar e encaminhar adequadamente materiais como papéis, metais, vidros e plásticos.
Já pequenos escritórios, lojas e outros estabelecimentos que produzem menos de 200 litros de lixo diários podem contribuir com a coleta seletiva oferecida pela cidade e que passa semanalmente em toda a região. Em alguns bairros, acontece duas vezes por semana. Para saber exatamente a frequência, o horário e a data da coleta seletiva na rua, consulte o site www.ecourbis.com.br.
Na maioria dos estabelecimentos comerciais, boa parte do lixo é reciclável. Pouco material orgânico é produzido, já que, em geral, funcionários não preparam ali suas refeições. Então, são comuns os blocos de anotações usados, documentos, correio, envelopes, jornais já lidos, revistas e outros materiais de papel.
Também em escritórios ou lojas há muitas embalagens: sacos plásticos, caixas, potes, latas. Todos também devem ser separados para a reciclagem.
Mas, antes disso, há duas preocupações importantes. Reduzir o consumo é uma delas e vale aquela máxima de, por exemplo, só imprimir em casos indispensáveis. A segunda dica é sempre buscar o reaproveitamento dos itens. Reaproveite caixas, sacolas plásticas ou doe para quem possa reaproveitar. Em vez de comprar blocos de rascunho, monte-os com sobras de papeis de impressos antigos, antes de encaminhar à reciclagem.
Outra sugestão correta é trocar os copinhos plásticos e outros descartáveis por materiais duradouros, de uso individual.

Foto 2

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados