Siga-nos

Educação

Escola no Jabaquara completa 59 anos

Publicado

em

Setembro de 1958. Naquele dia 21, uma jovem educadora resolve inovar e ousar: abre as portas de um imóvel na Cidade Vargas, Jabaquara, para educar crianças em idade pré-escolar. A Escola Nossa Senhora das Graças completa hoje seus 59 anos com uma trajetória repleta de boas histórias para contar. Para celebrar, diversas homenagens têm acontecido na própria escola, organizadas pelas próprias turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Uma missa também foi celebrada na capela do Instituto de Meninos São Judas Tadeu, às 20h. Veja a galeria de fotos.

Mas as celebrações não param por aí. A Escola vai reunir suas próprias histórias e também reconstituir a história da Cidade Vargas e do Jabaquara por meio de um novo site – www.historiadojabaquara.com.br – produzido e organizado em parceria com o Jornal São Paulo Zona Sul. O site entra no ar hoje, 21 de setembro, já com algumas matérias sobre história do bairro, fotos, relatos. Qualquer pessoa pode contribuir, enviando dados, depoimentos, imagens para 60anos@historiadojabaquara.com.br.

ensg1

“Uma comunidade precisa conhecer e valorizar sua memória, reconhecer suas origens, as transformações ocorridas ao longo das décadas, dos séculos, até mesmo para valorizar seu presente e ajudar a construir um futuro melhor”, analisa Eliane Katur Nieman, diretora pedagógica da ENSG.

Ela explica que o site será construído ao longo de um ano, até as comemorações dos 60 anos da ENSG, em setembro de 2018. “Na verdade, nossa intenção é que o site se transforme em uma fonte de consulta para todos os moradores, estudantes, jovens profissionais, pessoas interessadas em entender melhor a evolução local”, conclui.

Dentro da própria escola, a história também ganha destaque para os estudantes. Numa mescla interessante entre relatos do passado e tecnologias do presente, a Escola tem desenvolvido videos para valorizar a trajetória, publicados no canal do youtube da Escola.

Em um deles, publicado hoje, a Fundadora, Lucy Alice Roperto Nieman,  com 82 anos, fala da história do bairro, da escola e inclusive de seus sonhos para o futuro. Tudo num tom bem-humorado, que mostra que a seriedade e o comprometimento vêm junto com a empatia pela juventude e sua linguagem. Ela responde às perguntas dos alunos, emociona-se a falar da família, diverte-se com as lembranças de um tempo em que tudo por ali “era um silêncio só”. Vale conferir.

A Escola Nossa Senhora das Graças fica na Praça Barão de Angra, 91. Telefone: 5588-4488. Site: www.ensg.com.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados