Siga-nos

Comércio

Empresas da região são multadas em R$ 10 mil por placas e letreiros irregulares

Publicado

em

Subprefeituras de Vila Mariana e Jabaquara auturaram mais de 30 comerciantes esta semana

 Pequenas, médias e grandes empresas foram surpreendidas esta semana pelas equipes de fiscalização da Prefeitura. Quatro anos depois da implantação da Lei Cidade Limpa, os agentes vistores intensificaram novamente o trabalho para evitar transgressões. “Alguns comerciantes começaram a pensar que a lei não era para sempre e voltaram a fazer publicidade ilegal”, disse o prefeito Gilberto Kassab. Ele criou um grupo especial para garantir o respeito à legislação e participou pessoalmente do primeiro dia de fiscalização.

Só na região, o primeiro dia terminou com 23 multas – 15 na Vila Mariana e Saúde e outras 8 no Jabaquara. A fiscalização flagrou placas em tamanho maior ao permitido ou excesso de publicidade (banners, adesivos nos vidros de entrada etc) em diferentes tipos de estabelecimento, de variados portes. Uma pequena ótica, uma loja de artigos de surf e um comércio de colchões estão na lista dos autuados. Mas há também um grande banco e uma grande papelaria na lista das irregularidades. Estacionamento, restaurante, loja de som para autos, outlets e até um único box de um shopping popular foram autuados.

Sobrou multa até para empresas que faziam divulgação através de cartazetes colados em postes, os chamados “lambe-lambe”. Uma empresa que compra ouro e outra de turismo.

A fiscalização se concentrou inicialmente na Avenida Jabaquara, mas a Subprefeitura de Vila Mariana deve estender a fiscalização para outras vias. Na terça-feira, 15, as equipes voltaram às ruas, dessa vez na região de Moema. No bairro, o comando autuou outros 14 estabelecimentos que não seguiam aos padrões da lei municipal.

Vale lembrar que cada multa por desobediência à Cidade Limpa é salgada: R$ 10 mil. No site da Prefeitura, os comerciantes encontram todas as normas para se adequar à legislação e não ser flagrado pela fiscalização em situação irregular: www.prefeitura.sp.gov.br

Durante a blitz em Moema, a Subprefeitura de Moema retirou das ruas também ambulantes sem licença para trabalhar e retirou 32 sacos de cem litros em mercadorias, além de remover bancos, cavaletes, vasos de flores…

Vidente do amor é novamente alvo de multa por publicidade irregular

 

No ano passado, a Prefeitura já havia lacrado a “sede” de uma “vidente do amor” que atuava na região. Ela espalhava faixas irregulares por toda a região e divulgava apenas um telefone celular, o que dificultava a caracterização do trabalho e aplicação de multas.

Mas, agora, durante as blitze para flagrar banners e faixas irregulares, na intensificação da fiscalização da Lei Cidade Limpa, a Prefeitura encontrou outras propagandas do mesmo estilo. Todas, é claro, irregulares. Só que, desta vez, ao que tudo indica, a “futuróloga” é outra – pelo menos foi o que garantiu seu assistente em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

A atual “vidente do amor” atende no Itaim Bibi e as quatro faixas que lhe renderam R4 40 mil em multas foram encontradas no próprio bairro e na Cidade Ademar.

Esta semana, a reportagem do jornal SP Zona Sul percorreu diversas ruas da região e, efetivamente, não encontrou novas faixas nos pontos habituais.

Publicidade irregular também pode ser denunciada pelo site da prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br, no Serviço de Atendimento ao Cidadão, ou pelo telefone 156.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados