Siga-nos

Meio ambiente

Embalagens: desafio da modernidade

Publicado

em

Tecnologia cada vez mais avançada permite evitar desperdícios, contaminação e danos. Mas excesso pode prejudicar meio ambiente

Sustentabilidade pressupõe equilíbrio. É preciso encontrar sempre um equilíbrio entre a retirada de recursos da natureza e sua capacidade de reposição, entre as necessidades básicas do ser humano e a geração de resíduos ou gastos de energia, entre a importância de a economia girar e a preservação ambiental. O uso de embalagens pelo consumidor moderno representa bem esta busca por uma relação equilibrada.
A embalagem garante não apenas a higiene e a preservação da qualidade dos produtos que abriga, como também pode reduzir os desperdícios. Assim, quando uma refeição, por exemplo, é ofertada dentro de embalagem para uma única pessoa, a impressão inicial é de que se trata de um excesso de papel, plástico ou alumínio para preservar aquela pequena dose de alimento. Entretanto, há outra visão: para alguém que vive sozinho, aquela embalagem pode representar o não desperdício de gás, água , itens de limpeza e energia para produção do alimento, além de não desperdiçar alimentos.
Embalagens evitam que produtos se percam, se quebrem ou danifiquem, o que significaria todo um desperdício das matérias primas da qual foi feito além do gasto energia usada em sua produção.
Por outro lado, é também inegável que há excessos neste processo. Produtos embalados individualmente dentro de uma embalagem maior, embalagens a vácuo envolvidas em papel cartão, bandejas de isopor acondicionando frutas envolvidas em filmes plásticos…
O consumidor pode contribuir para a redução do impacto das embalagens de diversas formas. A primeira delas é lembrar que produtos naturais como frutas, legumes e verduras são mais saudáveis e ainda não exigem embalagens. O ideal é evitar bandejas de isopor e reaproveitar os sacos plásticos usados para carregá-los. Produtos industrializados, além de menos frescos e saudáveis, costumam consumir embalagens em excesso.
Outra dica é, antes de pensar em reciclar, reaproveitar. Potes de sorvete podem se tornar embalagens plásticas para guardar comida, por exemplo. Potes de vidro têm diversas utilidades possíveis: congelar molhos, criar compotas, guardar grãos e cereais nos armários… Ainda na cozinham servem como coqueteleiras . E pela casa podem enfeitar e se transformar em potes de balas, artigos de escritório etc. Caixas e sacolas devem, da mesma forma, serem reaproveitadas antes de encaminhadas à reciclagem.
Ao fazer as compras, é possível ainda privilegiar artigos que sejam recicláveis e evitar comprar aqueles que trazem na embalagem o selo indicando que devem ser enviados ao lixo. Ligar para o serviço de atendimento das empresas e sugerir o uso de embalagens recicláveis é uma atitude igualmente consciente.
Empresas de cosméticos (perfumes, esmaltes) estão disponibilizando em lojas próprias ou de revenda coletores para devolução das embalagens. Verifique se sua marca já tem este tipo de projeto e passe a levar a embalagem antiga sempre que for comprar um novo produto.
Algumas embalagens são importantes para a preservação e longa vida dos produtos, como as Tetra Pak. Neste caso, prefira as embalagens grandes e só use as pequenas se for para evitar desperdício. Após o uso, como o reaproveitamento é complexo, enxague e encaminhe para reciclagem.
Lembre-se que a coleta seletiva passa pelo menos uma vez por semana em seu bairro. Para saber o dia e o horário, consulte: www.ecourbis.com.br.

Embalagens compõem maior parte dos itens recicláveis, mas Reaproveitar é prioridade

Foto 3

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados