Siga-nos

Meio ambiente

Ecourbis valoriza e promove inserção de mulheres

Publicado

em

Os serviços de limpeza ur­bana têm ganhado cada vez mais importância na sociedade. Pesam nesse sentido alguns fatos e o aumento da geração de resí­duos é, sem dúvida, o principal deles. Um estudo divulgado em outubro do ano passado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) mostra que, em 2015, a produção de lixo no Brasil aumentou 1,7% em relação ao ano anterior. O total de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) avançou de 78,6 milhões de toneladas para quase 80 mi­lhões de toneladas, mesmo com a recessão.

É fundamental, portanto, que além dos serviços de limpeza urbana prestados em cada cidade, todos os cidadãos também contri­buam. Essa contribuição pode ser feita de diversas maneiras. Uma delas é reavaliar hábitos de consu­mo, dando preferência a produtos em refis e que utilizam material reciclável. Outra é participar da coleta seletiva.

Na cidade de São Paulo, a EcoUrbis Ambiental é a conces­sionária municipal responsável pela coleta, transporte e des­tinação adequada de resíduos domiciliares, materiais recicláveis e resíduos dos serviços de saúde nas zonas sul e leste. Criada em outubro de 2004, desde aquela época a EcoUrbis desenvolve suas atividades convicta de que, ao mesmo tempo em que presta serviços de qualidade, é possível promover melhorias do ponto de vista social e também da inclusão de mulheres no mercado formal de trabalho.

O primeiro passo nessa direção foi dado em 2004, com a contra­tação de moradores de comuni­dades carentes, como Heliópolis e Paraisópolis, as duas maiores de São Paulo, para trabalhar como coletores na própria região em que vivem. Por meio dessa ini­ciativa, a coleta de lixo porta a porta em comunidades carentes, que até então não existia, passou a ser feita.

Hoje, perto de 90 comunidades no Agrupamento Sudeste contam com o serviço. São mais de 350 coletores que atuam na própria comunidade em que moram e, desse total, aproximadamente 70 são mulheres.

A partir da experiência em comunidades carentes, a EcoUr­bis ampliou a contratação de mulheres também para a coleta seletiva. Diferentemente da coleta de resíduos domiciliares, cujos sacos são mais pesados e exigem maior força física, na coleta de materiais recicláveis os sacos são leves, pois contêm ba­sicamente garrafas pet, caixas de papelão, embalagens de produtos de limpeza, etc., garantindo que as mulheres não sejam sobrecarregadas pelo peso. Ainda na área operacional, a EcoUrbis também foi pioneira na contratação de motoristas mulheres para guiar os caminhões compactadores.

A preocupação com a inserção do público feminino no quadro de pessoal também pode ser ob­servada na equipe administrativa. Do total de 100 profissionais, 40 são mulheres, com muitas delas ocupando posições executivas em superintendências e gerências de diversas áreas.

A presença de mulheres em uma concessionária de limpeza urbana, que no imaginário po­pular é um reduto predominan­temente masculino, é mais uma prova de que toda e qualquer empresa pode desenvolver ações com foco na equidade de gênero.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados