Siga-nos

Urbanismo

Dorina Nowill se torna nome de praça

Publicado

em

Este domingo foi dia de reparar uma injustiça: homenagear uma das principais figuras femininas atuantes na cidade de São Paulo, homenageando-a com o nome de um logradouro público. Agora, a área verde existente na Rua Agostinho Rodrigues Filho entre as ruas Leandro Dupret e Cel. José Dionísio Gouvêia passa a se chamar Praça Dorina Nowill. 

A oficialização do nome aconteceu com uma festa aberta à comunidade. Com equipamentos de playground, a pequena área verde se tornou um agradável ponto de encontro. Houve animação do DJ Anderson Farias, apresentação do da Cia Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini e comidinhas à venda. O prefeito regional de Vila Mariana, Bene Mascarenhas, participou da festa.

A Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Ika Fleury, apontou que se trata de uma justa homenagem em reconhecimento ao trabalho prestado por Dorina ao Brasil.

“Uma cidadã consciente com as necessidades da sociedade desde jovem, atuou em defesa dos direitos humanos e sociais dos cidadãos com e sem deficiência”, ressalta Ika. Ela pontua que esse é um momento importante em relação ao trabalho que a Fundação, localizada também na Vila Clementino, tem desenvolvido ao longo dos anos.

Ika conheceu e conviveu com Dorina por alguns anos e destaca que o seu entusiasmo, dedicação e sorriso no rosto eram seus traços mais marcantes. E acrescentou que “Uma homenagem desta natureza contribui para que outras pessoas venham a ser voluntárias e líderes de movimentos que acreditam”.

Mulheres

Em levantamento inédito para o site Catraca Livre, a empresa proScore apontou que entre o total de avenidas, praças, ruas, travessas e viadutos na cidade (50.647), os homens recebem homenagens em 21.694 (42%), enquanto as mulheres aparecem em apenas 3.962 (7%).. Quando se leva em conta apenas o total de ruas com nomes de pessoas homenageadas, o total impressiona: 84% são homens.

Na época, uma enquete realizada pela internet provocava os paulistanos a sugerirem e votarem em mulheres que mereceriam ser homenageadas por ruas. Dorina Nowill, criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que se transformou em Fundação Dorina Nowill, foi uma das cinco mais votadas. A entidade, localizada na Vila Clementino, existe há 60 anos e não havia nenhuma via para homenageá-la. 

Dorina Gouvea Nowill nasceu em 1919 e ficou cega aos 18 anos. A entidade foi criada em 1946, sempre focando sua atuação na educação de deficientes visuais e acessbilidade, com ênfase inicial na edição de livros em braille. Dorina faleceu em agosto de 2010.

A Fundação Dorina Nowill fica na Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clementino • CEP: 04037-001São Paulo/SP Brasil• Fone: (11) 5087-0999  Canal de Relacionamento com Doadores: relacionamento@fundacaodorina.org.br.

A nova Praça Dorina Nowill fica na Rua Agostinho Rodrigues Gomes Filho, entre as ruas Leandro Dupret e Cel. José Dionísio Gouvêia.

praça2 praça4

Festa nesse domingo marcou a homenagem

Festa nesse domingo marcou a homenagem

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados