Siga-nos

Saúde

Dória assume prometendo combater oito cracolândias

Publicado

em

Como resolver o problema do consumo de crack e moradias de rua em São Paulo? Este é um desafio que vem sendo enfrentado há mais de uma década e que, durante a campanha para Prefeitura, no final do ano passado, gerou polêmica e embates entre os candidatos.
O ex-prefeito Fernando Haddad defendia o projeto Braços Abertos, que propõe, em síntese, a reinserção do usuário através da oferta de emprego e moradia. Já o prefeito João Dória defendia a internação compulsória e o fim do projeto anterior.
Agora, Dória está afirmando que vai enfrentar a questão a partir de quatro diferentes pilares: combate ao tráfico, tratamento médico, atendimento social e recuperação urbanística com ações de zeladoria nas áreas atingidas. O novo prefeito promete agir não apenas na região central da cidade, a mais atingida e com situação mais grave, mas também em outras sete regiões da cidade onde se formaram “cracolândias”.
Na divisa entre Vila Mariana e Jabaquara, sob o viaduto Jabaquara, na Avenida dos Bandeirantes, há uma concentração de usuários de drogas, especialmente crack.
A área se transformou em moradia para alguns deles. Praças no entorno já contam com barracas que abrigam os moradores de rua usuários e muitos que trafegam pela área se queixam de constantes abordagens.
O ex-prefeito havia tentado algumas abordagens multisetoriais na área, envolvendo assistentes sociais, agentes de saúde, guardas civis e integrantes da antiga Subprefeitura de Vila Mariana, mas a situação não se resolveu. Já houve também ações lideradas pelas Polícias Militar e Civil, mas sempre houve retorno da população usuária.
O prefeito tem realizado reuniões intersetoriais, também, para discutir a implantação do projeto Redenção, que já vem sendo realizado pelo governador Geraldo Alckmin, mas sinalizou que pretende ampliar a ação.
“Vamos trabalhar com cuidado, com zelo, com serenidade, mas também com objetividade para que a implementação dessa ação possa servir de exemplo e de referência de uma ação bem-sucedida”, afirmou Doria.
A partir desta reunião, as frentes de trabalho têm 60 dias para traçar seus planos de ações. Durante esse período, outros encontros também serão realizados.

Foto

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados