Siga-nos

Natal

Doe recicláveis para aumentar renda de catadores

Publicado

em

Quantas embalagens e caixas de presentes sobram depois das festas de fim de ano? E latinhas, garrafas de bebidas? Todo esse material reciclável pode ter uma destinação duplamente nobre: ser reciclado e ainda contribuir com a renda de dezenas de famílias de catadores na região do Jabaquara.

Como? Basta destinar todos os recicláveis de sua casa ou empresa para a Ong, que se encarregará de vendê-lo a empresas que fazem reciclagem.

A Ong Espaço Urbano está auxiliando a cooperativa Sempre Verde, localizada na região da Vila Santa Catarina, a promover essa ação nobre no fim de ano.  A Campanha Natal Solidário tem por objetivo fazer com que moradores e empresas do bairro se mobilizem em prol do projeto “Recicla Jabaquara”.

“A ação ainda contribui para uma conscientização: cada um de nós é responsável pelos resíduos que gera”, aponta Natalia Silva, uma das integrantes da Ong Espaço Urbano.

É importante frisar que não devem ser encaminhados papeis sujos e engordurados, como caixas de pizza, por exemplo. O material passa por triagem feita pelos próprios catadores, mas não custa nada colaborar para facilitar esse processo.

O “Natal Solidário” vai até o fim de dezembro, aproveitando o fato de que a quantidade de resíduos gerada nessa época do ano pelas famílias aumenta muito.

Mas, moradores, comerciantes e empresários podem contribuir também separando papel de escritório, material escolar (como apostilas e cadernos usados), potes de  plástico, embalagens diversas.

Uma forma de colaborar pode ser pedir a contribuição de todos no escritório, reunir os amigos da faculdade e a família para poder encaminhar uma grande quantidade em uma única visita à cooperativa ou aos Pontos de Entrega Voluntária (veja os endereços no quadro ao lado).

A Ong Espaço Urbano também informa que serão aceitas outras doações pontuais – como brinquedos, roupas ou outros objetos e aparelhos, desde que em perfeito estado de conservação, para doação.

 

Espaço Urbano

“A ONG Espaço Urbano foi fundada no inicio de 2016, com o objetivo de tornar a comunidade co-participante de todas as ações e empoderá-las dos seus direitos enquanto cidadãos”, explica uma das fundadoras, Roseli Barbosa.

Ela conta que a Ong busca agir de forma criativa e contagiante a organização trabalha para desenvolver projetos e ações de transformação e revitalização de espaços sempre visando a sustentabilidade e gestão desses espaço pelos grupos locais.

Recicla Jabaquara

O Projeto Recicla Jabaquara  não se limita à campanha do Natal Solidário. A ideia é trabalhar a Coleta Seletiva, mas sempre visando a sensbilização da sociedade na importância de prestar atenção aos resíduos que gera.

Uma das metas é pautar o assunto “resíduos sólidos” e “coleta seletiva” no dia a dia das comunidades.

Ao mesmo tempo, pretende motivar a comunidade no processo de construção coletiva dos Programas, Projetos e Ações do Plano Municipal de Coleta Seletiva divulgando a agenda de eventos de modo que o assunto tome conta das rodas de conversas da comunidade e região;

A Ong ainda busca, por meio do projeto, fortalecer e dar protagonismo aos cooperados da Cooperativa Sempre Verde fornecendo a capacitação para a atuação de maneira participativa e efetiva na sensibilização da comunidade do entorno.

Palestras em escolas, empresas e condomínios e ações de educação ambiental são também foco do trabalho, assim como ações articuladas com serviços de saúde como UBS e PAVs e parceiros engajados na propostas.

A Ong Espaço Urbano tem sede na  Rua Teodoro Sampaio, 2550 – Conjunto 34. Informações: (11) 97956-5558

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados