Siga-nos

Educação

Cursos superiores de tecnologia têm crédito fácil para estudantes

Publicado

em

Mercado de trabalho tem carência desse tipo de mão de obra

O SENAI-SP está com inscrições abertas, até 23 de novembro, para dez cursos superiores de tecnologia. As faculdades que levam o selo da entidade no Estado de São Paulo têm por objetivo atender às competências exigidas pelo mercado de trabalho, que cada vez mais valoriza o contato com novas tecnologias. Os candidatos aprovados podem se beneficiar de um modelo inédito de financiamento estudantil, voltado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Com o benefício, os estudantes apenas se comprometem, sem a assinatura de nenhum instrumento jurídico, a pagar, após seis meses de formados, o equivalente à mensalidade em vigor.

Os estudantes também poderão solicitar bolsas de estudo por índice econômico familiar, monitoria ou iniciação científica, que permitem descontos de até 38% nas mensalidades. As inscrições podem ser feitas via internet, no endereço http:// www.sp.senai.br/faculdades, ou na Faculdade SENAI onde será oferecido o curso pretendido.

Atualmente, a instituição oferece os seguintes cursos: Tecnologia em Produção Gráfica; Tecnologia em Mecatrônica Industrial; Tecnologia em Processos Ambientais; Tecnologia em Produção de Vestuário; Tecnologia em Polímeros; Tecnologia em Automação Industrial; Tecnologia em Eletrônica Industrial, entre outros, conforme a unidade. Na região, existe o Senai Anchieta, na Vila Mariana. 

A oferta dos cursos está diretamente vinculada ao novo perfil das empresas, que adotam cada vez mais estratégias visando à competitividade. O grande diferencial do SENAI-SP para se manter sintonizado com essa realidade é a criação de comitês técnicos setoriais, com representantes da indústria, dos sindicatos, dos educadores e dos tecnólogos, para a elaboração do currículo.

Em busca de novas tecnologias – Segundo dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), as empresas que inovam e diferenciam seus produtos são responsáveis por 25,9% do faturamento industrial no Brasil. O mesmo instituto calcula que a reserva de mão de obra no País é de 9,1 milhões de profissionais, justificando a necessidade de capacitação e a aquisição de novas competências para alcançar uma vaga no mercado de trabalho.

A expansão da oferta de matrículas dos cursos tecnólogos reforça a necessidade de qualificação no país. De 2001 a 2009, o total de vagas oferecidas saltou de 70 mil para 680 mil e, atualmente, representa 11% das matrículas existentes nos cursos de graduação.

As inscrições vão até 23 de novembro na unidade que oferece o curso pretendido ou pela Internet. Taxa: R$ 50,00. O pagamento deve ser efetuado na rede bancária. A partir de 1/12/11 até 9/12/11, o candidato que completou seu processo de inscrição deve acessar novamente a página eletrônica (www.sp.senai.br/faculdades) e imprimir sua guia de inscrição, que conterá data, horário e o local de realização da prova.

A prova será dia 11 de dezembro (domingo), das 13h às 18h. A prova é composta por uma redação e 70 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do ensino médio, das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

O resultado e a chamada para matrículas acontece no início de janeiro de 2012. Outras informações: 3528-2000.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados