Siga-nos

Educação

Cursos de astronomia têm inscrições abertas no Ibirapuera

Publicado

em

A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini está com inscrições abertas, desde o dia 10, para os cursos que irá oferecer durante este primeiro semestre de 2015. Os valores são bem atraentes – entre R$ 15 e R$ 30, apenas, para participar das aulas.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente às terças, quartas e quintas-feiras das 14h30min às 19h30min até o dia 26 de fevereiro (exceto dias 17 e 18 de fevereiro – Carnaval) ou até o término das vagas, na Escola Municipal de Astrofísica, situada ao lado do Planetário Municipal (Parque do Ibirapuera). Os interessados deverão levar documento de identidade e CPF (Caso o interessado não possua CPF, deverá trazer cópia do CPF de seu responsável)
Só poderá frequentar e assistir às aulas o aluno que estiver devidamente matriculado, portanto não há abertura à participação de alunos ouvintes. E não há inscrição via email ou por telefone. Há reserva de vagas em cada modalidade para pessoas acima de 65 anos e também para servidores municipais.
Os participantes terão direito a certificado de conclusão do curso, desde que obtenham nota final igual ou superior a 5,0 e freqüência mínima de 70% das aulas ministradas (servidores municipais: 75% de freqüência).
Entre os cursos oferecidos, está o de Astronomia Geral, que proporciona aos alunos uma visão geral da Astronomia e de seus campos de aplicação, pesquisa e trabalho. Para participar, é preciso ter concluído o Ensino Fundamental.
Outro curso oferecido é o “Tópicos de Astronomia: Meteoróides, meteoros e meteoritos”. Os objetivos do curso s!ao de apresentar os aspectos básicos relativos aos meteoróides, bem como que os fenômenos por eles produzidos na atmosfera da Terra e as conseqüências de suas quedas na superfície do nosso planeta.
Para participar, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.
No curso “Tópicos de Astronomia – Astronomia do Sistema Solar”, o objetivo é fornecer uma visão atualizada e completa dos constituintes do Sistema Solar bem como de suas principais características físicas e apresentar um estudo geral de seus movimentos. Também é preciso ter o Ensino Médio completo ou em curso.
No curso “Tópicos de Astronomia: Instrumentos astronômicos”, os alunos vão conhecer os equipamentos e métodos gerais de observação nas diversas faixas do espectro eletromagnético. Como requisito, é preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
Há ainda o curso “Tópicos de Astronomia, Astronomia de Campo”, mas, para participar dele é preciso ter cursado o curso Fundamentos de Astronomia Esférica II anteriormente. O objetivo do curso é discutir os métodos que permitem determinar a latitude, a longitude, o azimute e a hora.
Inaugurada em janeiro de 1961, A Escola de Astrofísica surgiu da demanda estimulada pelas sessões do Planetário do Ibirapuera, que havia sido inaugurado quatro anos antes. Hoje são oferecidos cursos de níveis variados, desde introdutórios, que buscam dar visão geral da astronomia, até outros mais aprofundados, como Astronomia do Sistema Solar, Evolução Estelar ou Cosmologia.
A Escola conta com três salas de aula e um auditório com 100 lugares. Há ainda uma sala especial para o curso de construção de telescópios, um espaço para exposições e sala de leitura. O foco principal da escola é o ensino e a divulgação de Astronomia e ciências afins.
Para conhecer todos os cursos, horários, valores e números de vagas para cada curso, visite o site
A Divisão de Astronomia e Astrofisica fica dentro do Parque Ibirapuera, com entrada pelo portão 10 (pedestres) ou portão 3 (estacionamento) da Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n. Telefones: 5575-5425 e 11 5575-5206 no ramal 213.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Eliane

    25 de outubro de 2017 at 16:43

    Olá, a uns anos atrás fiz um curso de astronomia básica… para o público em geral, de uma semana, período matutino, nas férias… gostaria de saber se vcs tem outro curso parecido para estas férias de janeiro? Meu filho tem interesse na área, porém moramos longe : Bertioga. Ele está no primeiro médio e eu comentei que ele iria gostar e ele se interessou.
    Grata Lili

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados