Siga-nos

Sem categoria

Curso na Umapaz conscientiza sobre resíduos

Publicado

em

O que acontece com o “lixo” depois que é ensacado e levado para aterros ou centrais de triagem de recicláveis? É fundamental lembrar que os resíduos produzidos pelo homem não podem ser “jogados fora”. Não há “fora”. O que consideramos lixo vai ficar dentro do planeta, mesmo. E gera impactos.

Para entender melhor todo o ciclo de geração de resíduos e sua destinação final, com foco na cidade de São Paulo, a Umapaz  vai oferecer neste segundo semestre um curso essencial para qualquer pessoa preocupada com a limpeza e a sustentabilidade.

“Resíduos Sólidos: da coleta à destinação final” começa em 1 de agosto e vai até outubro, com aulas dias 8, 15, 22 e 29 de agosto, 5, 12, 19 e 26 de setembro, 3, 10, 17 e 24 de outubro; terças feiras, das 14h às 17h

Haverá inclusive visita a cooperativas de resíduos sólidos e ao final do curso os participantes deverão apresentar trabalhos, com banca avaliadora. Os participantes receberão certificado desde que tenham, no mínimo, 75% de presença no curso e no mínimo nota 7,0 (sete) no trabalho em grupo que será apresentado uma banca avaliadora formada por dois professores do curso.

O curso vai abordar especialmente as noções de não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, que é um dos objetivos da política Nacional de Resíduos Sólidos. A disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos também é um dos objetivos, abordada no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo.

De acordo com a Umapaz, o curso oferecerá aos munícipes condições para que esta mudança comportamental ocorra, de modo a minimizar os efeitos insalubres da disposição inadequada de resíduos sólidos, como, por exemplo, as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, as inundações e as perdas de vida e de matérias, causados por esta situação.

O curso também se propõe a levar o cidadão a compreender o problema ambiental causado pela disposição inadequada dos resíduos sólidos; conhecer as etapas da coleta seletiva e da disposição final dos resíduos sólidos; aplicar, no seu dia a dia, postura de diminuição de consumo e disposição adequada de resíduos sólidos;  transformar-se em multiplicadores do conhecimento obtido no curso.

Há 80 vagas e metade delas é destinada a funcionários públicos municipais, enquanto as demais 40 são para o público em geral. Haverá seleção dos interessados, levando-se em conta a ordem de inscrição e análise da ficha de inscrição.

O curso será na sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268, com entrada de pedestres pelo Portão 7A. Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados