Siga-nos

Cultura

Idoso pode fazer até curso de radionovela

Publicado

em

A cidade está mudando e deve se modificar ainda mais em um futuro breve. Com a queda na taxa de natalidade e aumento na expectativa de vida, o número de pessoas acima de 60 anos vivendo em São Paulo é cada vez maior. A Vila Mariana é um dos distritos com maior concentração de idosos, de acordo com censos do IBGE. Por aqui, já se planejaram ideias que pouco avançaram – como o Bairro Amigo do Idoso – mas também já surgiram projetos como o AME Idoso, no antigo Centro de Saúde Vila Mariana, um abrigo especializado no atendimento a moradores em situação de rua mais velhos, entre outros projetos.

Mas, quem tem mais de 60 e vive em São Paulo não quer só assistência, busca também diversão, lazer e arte, parafraseando a conhecida música “Comida” dos Titãs – aliás, os autores da música já estão todos beirando os 60 anos e a própria canção já tem 30!

Uma das boas pedidas para idosos é a programação do Sesc. Claro que toda a grade de shows e eventos é voltada também para os que tem mais de 60, mas há atividades especialmente elaboradas para os mais velhos, levando em conta os atuais interesses desse público e a vontade de se manter ativo.

Entre as oficinas, há uma de Bordado e outra de Almofadinhas Aromáticas. Há até um curso de Rádio Novela! Detalhe: as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento da Unidade.

História da Vila Mariana

Outro detalhe interessante é que a oficina “Bordado: Memórias daqui e dali”  vai além da atividade artesanal e aproveita os relatos e memórias do público participante. O objetivo é resgatar a história do bairro da Vila Mariana, estimulando os participantes a refletirem sobre o seu território, sobre as relações que têm com este espaço e o que constroem neste bairro, contribuindo assim com a apropriação e a valorização do próprio entorno.

A atividade será ministrada por Rochele Beatriz, e acontece de 16 de agosto a 25 de outubro, quartas-feiras, 18h30 às 21h30, na Sala 3 – 6º A.  Há apenas 15 vagas.

O Coletivo Semear, formado por educadores que se propõem a compartilhar experiências, irá coordenar a oficina “Almofadinhas pra lá de Aromáticas”, em que serão explorados diversos formatos que possibilitam uma maior adaptação em diferentes partes do corpo. Elas serão recheadas com ervas e grãos térmicos, resgatando um pouco deste cuidado natural que eram muito utilizados antigamente.

Além da confecção das almofadinhas, serão feitos cadernos para registros das diversas formas de uso das ervas experienciadas, como também de exercícios de respiração e um escalda pés.

Os encontros têm início no dia 15 de agosto, acontecendo até 12 de setembro, sempre às terças-feiras às 10 horas, no Espaço de Tecnologias e Artes.  São somente 30 vagas para esta oficina.

Curso de Rádio Novela

Também integrando a programação, no dia 16 de agosto tem início o curso de Rádio Novela, com a Cia Dona Conceição. Os encontros acontecem até 20 de outubro, quartas e sextas, às 14h30 (exceto nos dias 8/9 e 13/10), e pretendem construir uma dramaturgia coletiva com os idosos participantes que resultará na produção de uma Rádio Novela.

O curso também englobará exercícios livres, jogos teatrais e técnicas de improvisação que aos poucos serão direcionados para a criação. Fundada em março de 2013, a Cia. Dona Conceição apresenta cenas curtas, peças de teatro, apresentações de contação de histórias e apresentações lítero-musicais.

Para a Rádio Novela, são 25 vagas disponíveis.

As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A) no horário de funcionamento  Terça a sexta-feira, das 9h às 20h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Informações: 5080-3000.Veja mais informações aqui: sescsp.org.br. Facebook, Twitter e Instagram: /sescvilamariana

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados