Siga-nos

Saúde

Curso aborda prática alimentar saudável e sem desperdício

Publicado

em

Difundir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e refletir sobre conhecimentos e habilidades para a escolha de alimentos de forma adequada, saudável e segura. Estes são os objetivos de um curso que a UMAPAZ, ligada à Secretaria do Verde e Meio Ambiente, vai promover no próximo mês de junho, em três diferentes encontros.
Intitulado “Segurança Alimentar e Nutricional – SAN – Direito ou Escolha?”, o curso vai abordar a discussão das culturas alimentares das diversas regiões do país, das práticas alimentares mais saudáveis, do consumo sustentável e consciente e da redução do desperdício.
O curso tem ainda o objetivo de favorecer a reflexão sobre a temática da Segurança Alimentar e Nutricional e da produção ao consumo, o que vai ampliar o olhar para o desenvolvimento das ações de SAN através de diferentes atores sociais.
A primeira aula vai acontecer no dia 2 de junho e nela haverá a construção dos conceitos: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Conceito e Marco Legal.
No dia 9, quando ocorre o segundo encontro, o programa inclui a temática “Dimensão alimentar (produção e disponibilidade de alimentos) e Dimensão Nutricional – as relações entre o ser humano e o alimento”. Também serão abordadas as diferenças entre alimento industrializado e alimento natural e o Marketing Nutricional
A terceira e última aula acotece no dia 16, quando serão abordadas a intersetorialidade das Políticas e dos Serviços e a importância da participação e do controle social.
São 30 vagas para o curso e a carga horária é de 7h30 no total (2h30 a cada encontro)
A facilitadora é Solange Cavalcante da Silva Redolfi – Pedagoga e nutricionista, com pós-graduação em “Gestão Ambiental” pela Faculdade de Saúde Pública/USP e pós- graduação em “Doenças Crônicas não transmissíveis” pelo Hospital Albert Einstein. Solante é técnica da SVMA na área de Educação Ambiental e na área de Segurança Alimentar – SAN, atuando no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Município de São Paulo – CRSANS. A coordenação é de Suely F. Bassi
O curso é aberto para o público em geral e gratuito. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br. Para fazer o download do formulário, acesse o link http://migre.me/jiT2T e o download ocorre automaticamente.
As aulas serão sempre às segundas-feiras, dias 2, 9 e 16 de junho, das 13h30 às 16h
O curso acontece na Sede do DEA|UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, com acesso pelo Portão 7A – Avenida IV Centenário, 1268 (pedestres). Há estacionamento Zona Azul na Avenida República do Líbano, nas proximidades do portão 7.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados