Siga-nos

Saúde

CRT faz testagem de HIV no Jabaquara

Publicado

em

Quem passava pelo Terminal Metropolitano do Jabaquara na última quarta-feira, 8, quando foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, era convidado a fazer teste rápido, gratuito e anônimo de HIV. Em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), a ação foi coordenada pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Vila Mariana.

Foram oferecidos 400 testes rápidos de HIV ao público que passava pelo local, entre 9h e 16h, na plataforma A do terminal, com a coordenação dos profissionais do Programa Estadual DST/Aids-SP, além da testagem, haverá a distribuição de 14 mil preservativos masculinos, 2 mil preservativos femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante.

O resultado saía em aproximadamente 30 minutos e a privacidade do paciente é garantida. Eventuais diagnósticos positivos eram direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que possa dar início ao tratamento.

De acordo com levantamento do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP, em 2015, a taxa anual de detecção de novas infecções, foi de 17,2 por 100 mil habitantes, contra 9,1 em 2006, considerando ambos os sexos. A maior taxa de detecção entre os homens ocorre entre jovens de 20 a 24 anos,

O CRT também desenvolveu outras ações e intervenções artísticas em sua sede na Vila Mariana, com passeios ao Parque Modernista, e promoveu ações de conscientização sobre a importância de evitar a violência contra a mulher e do sexo seguro. Eram distribuídos cartazes a homens com dizeres como “Homem que é homem não bate em mulher” ou “Homem que é homem faz sexo seguro, com preservativo”.

Homens e mulheres que desejam fazer o teste seguro e rápido gratuitamente para HIV podem procurar o CRT DST Aids, que fica na Rua Santa Cruz, 81, próximo à estação Santa Cruz do Metrô.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados