Siga-nos

Transporte

Corredores de ônibus: projeto de lei será debatido por vereadores

Publicado

em

A Prefeitura pretende construir vários corredores de ônibus em importantes avenidas e ruas da cidade. Na região, haverá um passando pelo corredor formado pelas avenidas Washington Luiz e Moreira Guimarães. A discussão tem sido longa e complexa, mas esta semana chegou à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) 17/2014, discutido em audiência pública. Ele prevê ainda a construção de terminais de ônibus, ainda no objetivo de aumentar a velocidade média dos coletivos.
O secretário municipal de Desenvolvimento, Fernando Mello Franco, garantiu que o projeto não será necessário remover imóveis para concretizar a proposta. “O Projeto de Lei não prevê desapropriações. A construção, por exemplo, de alguns corredores e mesmo do monotrilho do Estado – preveem. Mas esse PL não trata dessa questão”, afirmou.
O vereador Floriano Pesaro (PSDB) se manifestou favorável à construção dos corredores de ônibus, desde que não causem impacto sobre empregos e moradias. Segundo o parlamentar, “O PSDB é favorável ao transporte coletivo, 100% favorável. O ônibus atrelado ao metrô é a grande solução para a cidade. Temos que trabalhar de forma coordenada. Ampliar corredores onde é possível ampliar, com menor impacto possível”.
A preocupação com as desapropriações foi trazida especialmente por moradores da região da Avenida Nossa Senhora do Sabará, onde também deve ser implantado um corredor.
Proposta
Pelo Projeto de Lei apresentado, será necessário o alargamento de 34 avenidas e outras 25 ruas, onde serão implantados 228 quilômetros de corredores. Esta meta está prevista no Plano de Mobilidade Urbana e modificaria por completo o cenário do transporte coletivo na cidade. Para se ter uma ideia, atualmente há apenas 120 quilômetros de corredores em toda a cidade.
Durante a atual gestão, a Prefeitura pretende concluir 150 quilômetros de corredores, mas como a proposta foi questionada pelo Tribunal de Contas do Município, ainda não há previsões sobre eventuais atrasos da proposta. A Prefeitura havia divulgado, em 2013, que pretende investir cerca de R$ 6 bilhões na construção dos corredores de ônibus.
Diferente das faixas exclusivas que têm sido implantadas pela Prefeitura, os corredores de ônibus ficarão junto ao canteiro central das avenidas, ou seja, circularão na pista esquerda das vias. Haverá alguns pontos de ultrapassagem para os ônibus, com construção de faixa extra nestas áreas. Outra novidade é que o projeto também prevê ciclovias.
A Prefeitura projeta ainda túneis e viadutos para garantir que os ônibus não precisem parar em semáforos e cruzamentos de nenhuma das vias onde os corredores serão implantados. Outra forma de agilizar o sistema será a implantação de catracas nas plataformas de embarque, ou seja, o passageiro comprará seu bilhete antes mesmo de embarcar, para agilizar a fluidez de pessoas dentro dos coletivos.

 

Faixa exclusiva recentemente implantada na Av. Engenheiro Armando Arruda Pereira: projeto de corredores é diferente

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados