Siga-nos

Cultura

Coral Unifesp: últimas apresentações

Publicado

em

Eles já têm tradição e também aceitação. Na época de Natal, há um clima no ar que parece favorecer a arte do grupo. O Coral Unifesp já está se apresentando, dentro da programação especial habitual de Natal. Quem quiser conferir o nostálgico e belo espetáculo A Era do Rádio: um dia na Rádio Nacional  ainda tem três oportunidades.

O espetáculo é um dos maiores sucessos de público do Coral Unifesp mas há dez anos não era apresentado. Tem o poder de transportar o público a um auditório dos anos 1940, com músicas, jingles e vinhetas de programas que fizeram sucesso na época de ouro do rádio brasileiro.

A apresentação passa por um dia de transmissão da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora estatizada por Getúlio Vargas como um instrumento de propaganda do Estado Novo. O roteiro contempla as atrações que viraram paixões nacionais, como as rádio-novelas, as transmissões de futebol e o jornal Repórter Esso. Às seis da tarde, a tradicional Ave Maria ganha um toque de humor na direção cênica do argentino Reynaldo Puebla.

No repertório, músicas que foram lançadas na época e que até hoje fazem parte do imaginário do público brasileiro, como Jura (Sinhô), Lata D’Água (Luiz Antônio/Jota Jr.) e Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga). Lamartine Babo, Ary Barroso e Noel Rosa também estão contemplados no espetáculo, que homenageia ainda a Pequena Notável, Carmen Miranda. Um dos pontos altos são os jingles com textos bem humorados, criados para produtos como creme Rugol, Pílulas de Vida do Dr. Ross e creme dental Eucalol.

Há 25 anos sob a direção musical de Eduardo Fernandes, o Coral Unifesp tem se dedicado nas últimas duas décadas ao formato de coro cênico. Na primeira montagem do espetáculo A Era do Rádio, entre 2005 e 2007, o grupo homenageou os 70 anos da Rádio Nacional e chegou a se apresentar nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro.

Em 50 anos de tradição, o Coral Unifesp apresentou outros sucessos de público, como 5 Olhares Sobre Lenine (2016), O Grande Circo Místico, de Chico Buarque e Edu Lobo (2014- 2015) e A Noiva do Condutor, com músicas de Noel Rosa (2010-2012). O grupo também gravou em 2008 um álbum com as músicas do espetáculo Os Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, disponível nas plataformas digitais.

 SERVIÇO – A Era do Rádio: um dia na Rádio Nacional

Dias: 08 de dezembro (sexta)

         16 e 17 de dezembro (sábado e domingo)

Horário: Sextas às 20h30, sábados às 15h30 e domingo às 17h

Local: Teatro Marcos Lindenberg

Endereço: Rua Botucatu, 862 – Vila Clementino – Metrô Santa Cruz

Preço: Inteira: R$ 20,00 / Meia: R$ 10,00 – a bilheteria abre 1h30 antes

Informações: www.coral.unifesp.br ou facebook.com/coralunifesp

Direção musical: Eduardo Fernandes

Direção cênica: Reynaldo Puebla

Duração: 50 min

Classificação: Livre

Informações do teatro: 350 lugares. Ar condicionado. Não tem estacionamento.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados