Siga-nos

Saúde

Começa segunda campanha para estimular teste de HIV

Publicado

em

Legenda da foto: O cantor Lobão posou em apoio à campanha

 

Na região, unidades farão testes gratuitos e com resultado imediato


Começa na próxima terça-feira, dia 16, um mutirão de testes gratuitos de HIV. Conhecida por “Fique Sabendo”, a campanha estimula que qualquer pessoa faça o teste de HIV já que o diagnóstico precoce proporciona um tratamento de sucesso em quem foi infectado pelo vírus da Aids. A campanha é promovida todos os anos, sempre às vésperas do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1 de dezembro – dia em que termina o mutirão. Durante a campanha, os exames poderão ser feitos inclusive aos finais de semana nas unidades participantes e a expectativa é de que 120 mil pessoas façam o teste em todo o estado nesse período.

 

Na região, onde fica a sede do Centro de Referencia e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, que coordena as campanhas, duas unidades participam da campanha: o próprio CRT DST Aids, na Rua Santa Cruz, 81, e o Ambulatório de Especialidades Alexandre Yasbeck, na Avenida Ceci, 2235

 

Dos 120 mil exames a serem realizados, 20 mil serão testes rápidos, com resultados disponíveis 15 minutos depois. Serão mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas no estado todo, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório, entre outros.

 

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

 

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o tratamento”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.

 

 

Informações sobre todas as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.


Campanha Fique Sabendo 2010


Veja os endereços para fazer o teste, que é gratuito, na região

 

– Ambulatório de Expecialidades Alexandre Kalik Yazbeck (Ceci) – Avenida Ceci, 2235 – Planalto Paulista. Telefones 2276-9719 e 2275-1999. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, mas abrirá também nos finais de semana da campanha, dias 20, 21, 27 e 28 de novembro. A unidade contará com a testagem rápida, que proporciona resultado em 15 minutos.

 

– CTA CRT DST Aids – Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana (próx. estação Santa Cruz). Telefones: 5087-9831 e 5087-9833. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Abrirá também dia 27 de novembro e conta com testagem rápida, com resultados disponíveis 15 minutos após o exame.

 

– SAE José Francisco de Araújo – Ipiranga. Telefones 2273-5073 e 2063-2350. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, mas abrirá também nos finais de semana da campanha, dias 20, 21, 27 e 28 de novembro. A unidade contará com a testagem rápida, que proporciona resultado em 15 minutos

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados