Siga-nos

Cultura

Céu de Espelhos: dança promete contagiar público

Publicado

em

O Teatro João Caetano, na Vila Clementino, efetivamente está se transformando em espaço obrigatório para quem gosta de cultura, curte descobertas e novidades, busca diversidade e ampliar horizontes. E também para quem quer desenvolver este novo olhar cultural sem gastar nada. A cada semana, dentro do Circuito SP de Cultura, o tradicional teatro está recebendo diferentes manifestações artísticas: música, teatro, dança, performances, espetáculos infantis…
Neste fim de semana, a agenda traz a montagem Ãrrã. Nele, dois intérpretes se desdobram em múltiplos personagens, promovendo saltos no tempo e no espaço: de uma cena em que espectadores assistem a um concerto para violoncelo solo, pode haver um salto para um casal em seu primeiro encontro na mesa de um bar, seguido pelo diálogo entre um homem solitário e o aparelho de GPS de seu carro.
As apresentações, únicas e gratuitas, acontecem dias 17, 18, às 21h, e 19 às 19h.
Ballet
Outro destaque na programação do teatro da Vila Mariana está agendado para o fim de semana seguinte, com a montagem do espetáculo de dança contemporânea “Céu de Espelhos”, inspirado na canção “Lucy in the sky with diamonds”, da banda inglesa The Beatles, e nos livros “Alice no país das maravilhas” e “Alice através do espelho”,
Segundo o diretor Samuel Kavalerski, que também divide o palco com a bailarina Irupé Sarmiento, a principal conexão entre as obras que inspiraram o espetáculo são suas imagens oníricas, que desafiam a lógica. “O #nonsense# de Carroll e a psicodelia dos Beatles nos fazem pensar sobre as relações entre o mundo da imaginação, livre e sem limites, e a realidade concreta”, explica.
Por isso, há a preocupação de criar um ambiente surrealista, explorando as inúmeras possibilidades ligadas ao sonho. Dos elementos cênicos à composição dos movimentos, tudo foi pensado a partir dessa ideia de suspensão da realidade. Assim, além da ambientação, a própria coreografia também é surrealista.
No espetáculo, Lucy, da canção dos Beatles, e Alice, da obra de Carroll, são vistas como um reflexo uma da outra.
Como inspiração para aquilo que o diretor e intérprete chama de “jogo de reflexos”, ele acrescenta uma imagem: a do caleidoscópio.
Kavalerski espera que a coreografia inspire as pessoas a partir de uma crença de que a arte pode ser uma possibilidade de transformação da realidade. “Gostaríamos que o espetáculo abrisse uma lacuna no cotidiano de normas, regras, planilhas e caixinhas em que vivemos hoje, onde tudo precisa ser explicável e classificável.”
O espetáculo será apresentado nos dias 24 e 25 de junho às 21h e no dia 26 às 19h.
O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Telefones: 5573-3774 e 5549-1744.
Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos na bilheteria, uma hora antes do espetáculo.

Cultura

Coloricidade no Jabaquara: só dia 18

Humor, música, dinamismo e muitas cores são os principais elementos do espetáculo teatral “COLORICIDADE!”, do grupo MilCoisas. Com participação de pessoas da plateia, o evento chega ao palco do Centro Cultural do Jabaquara, em apresentação única, no dia 18 de junho.
Partindo da representação de situações do dia-a-dia, a montagem reflete sobre a vibração cinzenta que a cidade nos impõe e a importância de valorizar o colorido no nosso cotidiano. “O espetáculo é baseado nas experiências de seus próprios integrantes e nos valores que, segundo o grupo, andam embaçados pelo ritmo imposto pela metrópole”, revela a diretora do projeto Yara Tappis, que também atua na peça.
O grupo parte da ideia de que, quando tudo fica na cor cinza, não é mais possível diferenciar o que é importante e, assim, os indivíduos acabam se acomodando à monotonia. “’Coloricidade’ é a capacidade que as pessoas têm de serem elas mesmas, sem se transformarem em coisas cinzentas, rabugentas e imutáveis”, afirma Yara.
Segundo a diretora, o grupo, que já apresentou o trabalho em espaços abertos como ruas e parques, preparou esta montagem especificamente para o palco.

Foto 2

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados