Siga-nos

Saúde

Centro de Referência é inaugurado como “ambulatório” do idoso na Vila Mariana

Publicado

em

No início de julho, o jornal SP Zona Sul questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a demora na inauguração de um prometido “Centro de Referência do Idoso Sudeste”. O equipamento havia sido anunciado em substituição ao antigo Centro de Saúde Lívio Amato, localizado na esquina das ruas Domingos de Moraes e Monsenhor Manuel Vicente, na Vila Mariana, fechado desde fevereiro de 2014 para as reformas e readaptação à nova finalidade do prédio. Apesar de concluída a reforma há mais de um ano, não havia previsão para inauguração, de acordo com a Secretaria.
Surpreendentemente, entretanto, na última segunda-feira foi inaugurado no local o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Estado de São Paulo voltado exclusivamente para a população idosa.
O “AME Idoso”, pelo que o jornal São Paulo Zona Sul levantou, tem objetivo diferente do CRI do Idoso. O ambulatório é como um posto de saúde, só que exclusivo para a população idosa. Já nos CRIs, o idoso é atendido apenas após ter sido consultado em unidades básicas de saúde e para lá encaminhado. O trabalho é contínuo e há oficinas e atividades físicas e de lazer para a população do entorno.
O jornal tentou saber, junto à Secretaria de Estado da Saúde, se o projeto de um Centro de Referência do Idoso foi abandonado ou apenas adiado, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
O Governo do Estado anunciou, entretanto, que o AME contará com atendimento em 23 especialidades médicas e não médicas diferentes (veja quadro acima) e oferecerá serviços de reabilitação recreativos que serão implantados de forma gradativa. Ainda de acordo com o governo, ao atingir plena capacidade, o ambulatório terá capacidade para realizar mais de 234 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de odontologia e atendimentos em grupo.
Uma equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade para promover o envelhecimento ativo e saudável, na reabilitação física e cognitiva, e na redução de agravos à saúde, permitindo aos idosos mais independência e autonomia.
A unidade será gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma das principais instituições filantrópicas de assistência em saúde do Brasil, e que já era a responsável pelo CS Lívio Amato.
O serviço, totalmente adaptado para facilitar o acesso aos idosos, receberá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da região sul.
“Hoje as pessoas vivem mais, mas é preciso viver com saúde e com qualidade de vida. Assim, o AME que entregamos hoje tem a finalidade de oferecer a melhor assistência, com os melhores e mais modernos equipamentos à população idosa da zona Sul”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
O AME Idoso da Vila Mariana é o segundo da cidade de São Paulo destinado exclusivamente ao atendimento da população idosa e atenderá principalmente a população da região Sudeste da Capital. O primeiro, no bairro da Lapa, foi inaugurado no último dia 17 de junho. Ambos fazem parte do “Programa São Paulo Amigo do Idoso”, baseado no projeto “Envelhecimento Ativo”, da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o Governo do Estado, foram invesidos ali R$ 11,4 milhões para obras e equipamentos.

O Governador de São Paulo, inaugurou o AME do Idoso na Vila Mariana em São Paulo.  18/07/2016 -  São Paulo  -   Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG

No AME Idoso da Vila Mariana, haverá atendimento em 23 especialidades médicas e não médicas:
Especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.
Especialidades não médicas: Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutrição, Odontologia, Podologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.
Serviços de Apoio Diagnóstico: Análises Clínicas, Audiometria, BERA, Dioptria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Endoscopia, Fundo de Olho, Holter, Laboratório de Próteses Dentárias, MAPA, Nasofibroscopia, Raio-X Odontológico, Raio-X Simples, Teste Ergométrico, Testes Vestibulares, Ultrassonografia Simples e com Doppler.

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Rose sibinel

    3 de dezembro de 2018 at 9:36

    já reabriu?

    • Jornal Zona Sul

      30 de janeiro de 2021 at 13:09

      sim

  2. Rose sibinel

    3 de dezembro de 2018 at 10:03

    já reabriu? para atividades lúdicas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados