Siga-nos

Saúde

Centro de Referência do Idoso: pronto, fechado e sem previsão de inauguração

Publicado

em

Já se vão dois anos e meio desde que o CS I – Lívio Amato, posto de saúde estadual localizado na Vila Mariana, foi fechado. O objetivo era reformar o antigo prédio, modernizando-o completamente, e transformá-lo no Centro de Referência ao Idoso Sudeste, ao custo de mais de 7 milhões.
A reforma foi feita, concluída há mais de um ano, mas o prédio continua fechado. E pior: sem previsão de abertura, de acordo com informação da própria Secretaria de Estado da Saúde.
Em setembro de 2015, o jornal São Paulo Zona Sul já procurou a Secretaria de Estado de Saúde, mas não obteve previsão ou respostas sobre a inauguração do novo equipamento.
Em fevereiro passado, foi a vez do jornal Agora questionar o fim da reforma e a não entrega do CRI. A matéria informava que faltavam equipamentos e que a Secretaria ainda precisava definir qual seria a entidade conveniada que gerenciaria o local. Finalizava indicando que a inauguração deveria acontecer ainda no primeiro semestre de 2016.
Procurada novamente pelo jornal SP Zona Sul, a Secretaria de Estado da Saúde informou apenas que não há previsão para inauguração.
O Centro de Saúde Lívio Amato, que funcionava no prédio, foi fechado em fevereiro de 2014 para a reforma. O atendimento ali já era de competência de uma entidade conveniada. Lá, além de centro de vacinação e posto de saúde, funcionava também a distribuição de medicamentos de alto custo. O local chegou a ser alvo de assaltantes, aliás, por armazenar estes produtos.
A distribuição de remédios passou a ser feita em um prédio alugado pelo governo do estado e administrado pela Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), mesma entidade que já administrava o Centro de Saúde desde 2007.
Já o atendimento do posto de saúde não foi substituído por nenhum outro equipamento estadual. Eram atendidas mensalmente 60 mil atendimentos.
O que é um CRI?
Já existem outros Centros de Referência do Idoso em funcionamento na capital: uma na Zona Leste e outro na Zona Norte. O CRI Sudeste, como seria chamado o da Vila Mariana, ocuparia o prédio reformado na esquina das ruas Monsenhor Manuel Vicente e Domingos de Moraes.
O objetivo do CRI é proporcionar assistência integral à pessoa idosa, com atendimento totalmente gratuito através do Sistema Único de Saúde. Ali, portanto, o atendimento será exclusivo para pessoas com mais de 60 anos.
Mas, para ser atendido, o paciente deve ter passado previamente em Unidades Básicas de Saúde, as UBS’s, para acompanhamento médico, e então receber indicação para acompanhamento no CRI.
Há, por outro lado, atividades diversificadas nos CRI’s que são abertas ao público geral da terceira idade. São palestras, campanhas de prevenção e outras programações regulares.
Os Centros contam com espaços destinados à assistência social, oficinas, lazer, apoio familiar e Infocentro, área que oferece computadores com acesso à Internet – tudo gratuitamente.
Entre as atividades e cursos, nos centros já existentes, há salas de leitura, aulas de coral, pintura, crochê e outros cursos. Há ainda promoção de bailes da terceira idade semanalmente. Para participar, basta haver vagas disponíveis e fazer inscrição antecipada.
Na área médica é oferecido atendimento em geriatria, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, urologia, neurologia, odontologia (colocação de prótese dentária), psicologia e audiometria, além de setores com terapia ocupacional e assistência social.
Nas outras em funcionamento na cidade são cerca de 24 mil atendimentos com aproximadamente 2400 consultas médicas mensais.
Os CRIs em funcionamento abrem de segunda a sexta, das 7h às 19h.

 

OBRAS POSTO DE SAÚDE - VL. MARIANA

OBRAS POSTO DE SAÚDE - VL. MARIANA

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados