Siga-nos

Turismo e Lazer

Casa das Rosas e Ibirapuera estão no roteiro de ônibus turístico

Publicado

em

Veículos de dois andares passaram a circular na cidade como em grandes metrópoles do mundo

O ingresso custa R$ 40. Com ele, o turista – seja paulistano ou vindo de outra cidade e ávido por conhecer a capital – poderá descer nos diferentes pontos turísticos da cidade, visitar espaços culturais sem pagar nada extra, voltar para o ônibus e continuar o passeio. Como em muitas metrópoles com potencial turístico no mundo, São Paulo agora também tem seu ônibus circular turístico.
A linha “Circular Turismo Sightseeing SP” funciona assim: o turista pode embarcar e desembarcar quantas vezes quiser do ônibus em um período de 24 horas. Os ingressos são vendidos dentro do ônibus, apenas, sem venda antecipada ou reserva e é possível pagar com dinheiro ou cartões de crédito e débito.
O itinerário ainda é experimental e tem como ponto de partida a Estação da Luz. No trajeto, há onze paradas – duas delas na Subprefeitura de Vila Mariana: parque do Ibirapuera e Casa das Rosas. Há ainda paradas no Mercado Municipal, praça da República, estádio do Pacaembu, MASP, Liberdade, Pátio do Collegio, Theatro Municipal e Centro Cultural São Paulo.
Os ônibus vão operar com três horários de partidas, saindo da Estação da Luz. Nos dias úteis e sábados, as saídas acontecerão às 9h, 12h40 e 16h. Aos domingos e feriados, os horários são 10h, 13h40 e 17h. Excepcionalmente aos domingos, devido ao programa Rua Aberta, ou em dias de manifestação, as saídas serão nos mesmos horários, mas os ônibus não passarão ou terão paradas na avenida Paulista.
O ônibus sairá do Pacaembu até a avenida Ibirapuera por vias alternativas para chegar a parada no parque. Em dias de jogos no Pacaembu, os coletivos não entrarão na Praça Charles Miller e somente passarão ao lado do estádio.
Coberto, mas sem janelas laterais no piso superior, o ônibus possui um tablet com um aplicativo desenvolvido pelo MobiLab, laboratório da Secretaria Municipal de Transportes, que por meio do GPS, reconhece um ponto de interesse durante o trajeto e aciona o respectivo áudio com as informações históricas e turísticas do local. Além de sinal de internet Wi-fi, os veículos dispõem de sistema de som que transmite essas informações em três idiomas: português, inglês e espanhol. Outro diferencial é que os veículos serão conduzidos apenas por mulheres, e ônibus de combustão híbrida, utilizando a eletricidades em velocidades menores, com bateria auto recarregável, diminuindo emissão de poluentes.
Alguns atrativos e espaços culturais oferecerão benefícios exclusivos aos usuários do “Circular Turismo Sightseeing SP”. Apresentando o bilhete de embarque na bilheteria, o turista poderá entrar gratuitamente em locais como Catavento Cultural e Educacional, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.
Os usuários recebem mapas com informações dos principais atrativos localizados no entorno das paradas.
Os pontos de parada do “Circular Turismo Sightseeing SP” têm a mesma estrutura de um ponto de parada convencional. A diferença são as cores, em amarelo e vermelho, com um totem que apresenta o nome do local e seu número no roteiro turístico.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados