Jornal São Paulo Zona Sul

Cartão do idoso: agende pela internet

Desde o dia 9, o atendimento presencial para emissão do primeiro Cartão de Estacionamento para Idoso só será realizado mediante agendamento eletrônico. De acordo com a Prefeitura, a medida faz parte do processo de modernização do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) – responsável pela emissão dos cartões – e tem como objetivo garantir o conforto e a agilidade no atendimento às pessoas que desejam solicitar a emissão dos documentos. A Prefeitura credita a mudança ao aumento expressivo no número de pessoas que busca o DSV, que pulou de 300 por dia, até junho, para 1.300 diariamente. O procedimento para solicitação do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) não será alterado.

Para solicitar o cartão,a gora é preciso fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT).

É preciso levar o formulário de solicitação do cartão  impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Passo a passo

– Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) pela internet.

– Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;

– Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;

– O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática;

– Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;

– O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço (veja os locais abaixo);

– Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo;

É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão  impresso e devidamente preenchido, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.

Postos de atendimento

Em todos os postos será necessário agendamento eletrônico prévio para o serviço

– Sede do DSV: Rua Sumidouro, 740, Pinheiros, Zona Oeste;

– Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi: Avenida Tucuruvi, 808, Zona Norte;

– Prefeitura Regional de Aricanduva: Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste;

– Prefeitura Regional de Pinheiros: Avenida Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste;

– Departamento de Transportes Públicos (DTP): Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro

Renovação automática

Todos os cartões de estacionamento para idosos vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 terão renovação automática até 2018.

A nova data de renovação dos cartões de idoso foi automaticamente estendida para 2018, mas com o dia e o mês que está impresso na validade do cartão. Por exemplo: um cartão de estacionamento de idoso que venceu em 15/12/16 terá a data de validade automaticamente estendida para 15/12/18, sem nenhum trabalho extra ao portador do cartão.

Internet e Correios

O DSV ainda ressalta que não há necessidade de solicitar pessoalmente a emissão de qualquer cartão especial de estacionamento. É possível imprimir os formulários de solicitação pela internet, preenchê-los e enviá-los pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso e para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para idoso são enviados em uma média de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante. No caso, do Cartão DeFis, o prazo para envio aos Correios é de 45 dias úteis, pois é necessária a análise do laudo médico apresentado pelo munícipe.

Comentar

Teste

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!