Siga-nos

Cultura

Cantador João Bá festeja 80 anos em show que reúne suas músicas mais conhecidas

Publicado

em

Poeta já teve canções gravadas por personalidades da MPB como Hermeto Paschoal e Almir Sater

O compositor, cantador, ator, poeta e contador de histórias João Batista Oliveira, mais conhecido como João Bá, apresenta as composições mais representativas de sua carreira e seus parceiros, em show no Teatro do SESC Pompeia, dia 12 de julho (quinta), às 21h.
Dentre as mais de 100 músicas compostas por ele, foram selecionadas 20 que pudessem dar ao público uma ideia do que vem sendo a trajetória desse artista, suas parcerias e influências. São cirandas, xotes, canções populares de rendeiras e lavadeiras, canções que falam de paisagens, personagens e ritmos da cultura popular brasileira, entremeadas por textos e movimentação cênica.
Neste show não faltarão Facho de fogo, parceria com o maestro Vidal França, defendida no Festival da Tupi em 1979 por Diana Pequeno; O menino e o mar, clássico do compositor que fala da vontade que todo menino do sertão tem de conhecer o mar; Candeia, que compara, com profunda beleza, as paixões com os elementos do sertão; Paranapiacaba, parceria com o violeiro Levi Ramiro; O menino e o rio, composta por ele e por seu grande parceiro Dércio Marques e Túnel verde, parceria com Almir Sater.
João Bá será acompanhado pelos músicos Nanah Correia (voz e percussão), Levi Ramiro (viola, violão e voz), Paulo Pixu (percussão), Gabriel Levy (acordeom e voz) e contará com a participação especial de um grande músico e parceiro que o acompanha desde os primeiros registros nessa longa jornada: Toninho Carrasqueira, flautista renomado internacionalmente.
João Bá nasceu em 1932, na cidade de Crisópolis, sertão da Bahia. Filho de lavradores, começou a trabalhar ainda criança para ajudar a família. Aos doze anos, começou a compor e cantar. Hoje, sua obra reúne mais de 100 músicas, muitas delas gravadas por artistas de referência no cenário musical brasileiro, como Hermeto Pascoal, Almir Sater, Diana Pequeno, Dércio Marques, Marlui Miranda, entre outros. É considerado um dos mais respeitados cantadores vivos na Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Ingressos entre R$ 3 e R$12. O SESC Pompeia fica na Rua Clélia, 93. Informações: 3871-7700

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados