Siga-nos

Construção e Reforma

Calçadas: como fazer a entrada para carros em ruas inclinadas?

Publicado

em

Há inúmeras regras para quem vai construir e reformar, no que diz respeito às calçadas. Vale lembrar que a construção, os reparos e a manutenção das calçadas são de responsabilidade do proprietário do imóvel, não da Prefeitura, que determina como deve ser o padrão delas.
Uma informação é muito importante: a faixa livre deve seguir a inclinação da rua. O useja, na área onde circulam as pessoas, e os cadeirantes em especial, é imprescindível que o piso seja totalmente horizontal. É comum acontecer de as pessoas, para adequar a entrada dos carros, fazerem uma forte inclinação para que o carro entre na garagem sem nenhum problema.
É importante lembrar que a calçada é um passeio para pedestres, e não uma rampa para veículos. As rampas são feitas para facilitar o acesso de cadeirantes à calçada.
A faixa de serviço pode ter uma inclinação de até 8,33% bem como a faixa de acesso. A faixa livre pode ter inclinação transversal de no máximo 2%.
No site do jornal SP Zona Sul há outras dicas e links para fazer sua calçada adequadamente, incluindo uma cartilha com as especificações técnicas: www.jornalzonasul.com.br

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Agnaldo Francisco da cruz

    22 de abril de 2021 at 20:39

    A PBH nem sequer faz a urbanização do loteamento. Quando a gente chega e desbrava o local, abre rua até com inchada,quando tá tudo organizado é que a PBH aparece para sugar nosso dinheiro.

  2. MARIANA DE ANDRADE

    18 de julho de 2022 at 7:05

    Quando a rampa da calçada pega metade da rua atrapalhando outros veículos na passagem, o que fazer? Onde devo fazer a reclamação para que essa rampa seja reparada perante a lei?

    • Jornal Zona Sul

      18 de julho de 2022 at 11:30

      É preciso registrar a denúncia na praça de atendimento da Subprefeitura, unidades DescomplicaSP ou pelo telefone 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados