Siga-nos

Cultura

Brecht inspira nova peça da Cia. Les Commediens Tropicales

Publicado

em

Depois de remontar no início do ano praticamente todos os espetáculos que formam seu repertório, a Cia. Les Commediens Tropicales estreia seu novo trabalho, “Baal.material”, dia 20, no Teatro Municipal João Caetano. O projeto, que comemora os dez anos do grupo, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.
De criação coletiva e composta em parceria com os músicos do Quarteto à Deriva, a montagem é baseada na primeira peça de Bertolt Brecht e dialoga com o teatro contemporâneo.
Entre os motivos da escolha da obra, a atriz Tetembua Dandara aponta as contradições presentes no texto. “Essa peça é a mais crua dentro das questões dialéticas que Brecht coloca. Não é um teatro didático. E é isso que interessou muito a gente. O caminho desse criador, cujo fim é a destruição.”
Sem estrutura narrativa ou personagens definidos, a montagem procura trazer a essência da escrita do dramaturgo. “Temos um conceito de encenação.
As questões levantadas são apresentadas por nós, ora pela música, ora por elementos do texto”, explica a atriz. “Não nos interessava a figura Baal. Por isso, falamos que o nosso Baal é ‘material’, porque serve de material para a nossa criação”, comenta. No texto original de Brecht, cuja estreia aconteceu em 1923, na Alemanha, o personagem-título é um poeta e cantor bêbado que se envolve em trágicas histórias de amor.
Por Letícia Chiantia

Serviço: De 20/10 a 13/11, quintas, sextas e sábados, 21h. Domingos, 19h. Grátis. Distribuição de ingressos 1h antes do início do espetáculo, sujeito a lotação. Classificação: 14 anos. O Teatro João Caetano fica na Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Telefone: 5573-3774

cultura

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados