Siga-nos

Cultura

Biblioteca no metrô Paraíso já emprestou 200 mil livros

Publicado

em

Legenda da foto: Bibliotecas em estações de metrô facilitam acesso aos livros: mais antiga da cidade está no Paraíso

 

Em setembro, o projeto Embarque na Leitura, do Instituto Brasil Leitor/Ler É Saber, comemora seis anos de existência. No mesmo mês, três de suas bibliotecas fazem aniversário: a mais antiga, da Estação Paraíso, que tem a mesma idade do projeto; a da Estação Tatuapé, aberta em 2005; e a da Luz, inaugurada em 2006. Setembro também terá outro importante registro – será quando o projeto como um todo (que também tem bibliotecas nas estações Santa Cecília, Largo Treze e Brás-CPTM) atingirá a marca de meio milhão de livros emprestados. “É um marco em vários sentido para o IBL, já que meio milhão de empréstimos é prova absoluta do sucesso. Também destacamos a longevidade e as perspectivas do projeto em uma sociedade marcado por iniciativas culturais efêmeras”, ressalta William Nacked, idealizador do Embarque na Leitura e diretor geral do IBL.

 

Paraíso


Primeira a ser inaugurada, a unidade da estação Paraíso (linhas 1-Azul e 2-Verde) completa seis anos com 19.398 sócios e cerca de 197 mil empréstimos de  livros.

 

As bibliotecas Embarque na Leitura  contabilizam 496 mil livros emprestados pelos seus 46.855 associados – a perspectiva é que o empréstimo de número 500 mil ocorra na primeira semana de setembro.

 

“Os números provam que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros, disponibilizar um acervo diversificado, oferecer um atendimento ágil e informatizado com uma equipe treinada era o que faltava para incentivar a leitura em um mundo moderno e tão apressado”, explica Nacked.

 

Os acervos das bibliotecas contemplam os mais diversos estilos literários: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história, entre outros. No total, são 21.900 livros disponíveis. Entre os títulos mais retirados estão A menina que roubava livros, de Markus Zusak; Anjos e Demônios, de Dan Brown; O caçador de pipas, de Khaled Hosseini e A Cabana, de William P. Young.

 

O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3×4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos, tudo gratuitamente

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados